Mais
×

Como comer direito após a cirurgia bariátrica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Submeter-se a uma cirurgia bariátrica significa alterar completamente o jeito que você come desde o pós-operatório até o resto da sua vida. A bariátrica reduz o tamanho do seu estômago para o tamanho de uma noz, fazendo com que seja fisicamente impossível que você coma como costumava comer. Mesmo assim, cerca de 20% dos pacientes que fizeram bariátrica não conseguem comer de maneira certa depois da cirurgia e acabam não perdendo e até ganhando peso. Leia e aprenda como se alimentar bem após a cirurgia de redução de estômago.

Instruções

Coma apropriadamente após a bariátrica
  1. Siga a dieta do pós-operatório rigorosamente. Nos primeiros três meses, você irá progredir de uma dieta líquida para uma pastosa e, então, para sólidos leves. A ênfase será dada em muitas pequenas refeições que você fará durante o dia.

  2. Mastigue os sólidos pelo menos 30 vezes antes de engolir. Comidas sólidas tem que ser tornadas pequenas para serem digeridas apropriadamente.

  3. Pegue pequenas garfadas. É muito útil cortar a comida em pequenos pedacinhos a cada mordida.

  4. Coma devagar e só beba pequenos goles. Se você comer muito rápido, poderá ter Síndrome de Dumping, o que leva a um estado de náusea, vômito, dor abdominal, sudorese, desmaios e diarreia.

  5. Vá ao nutricionista e faça uma nova dieta. Existem alguns tipos de comida, incluindo aqueles com muito açúcar, que você precisará evitar. Uma nutricionista vai ajudá-lo a fazer boas escolhas para tirar maior proveito da bariátrica.

  6. Tome vitaminas diariamente. Você não vai conseguir obter todos os nutrientes que precisa somente da alimentação, então você precisará de suplementos para evitar deficiência de vitaminas e desnutrição.

  7. Pare de comer quando começar a se sentir cheio. Sentir pressão, náusea ou dor podem significar que você está satisfeito. Comer além desse ponto pode causar problemas depois da cirurgia.

Dicas

  • Reserve um tempo para cada refeição em que você não esteja distraído pela televisão, computador, telefone ou outras coisas. Se você se distrair enquanto come, ficará difícil controlar o que ingere.
  • Quando comer com outras pessoas, diga para elas porque você tem que comer de maneira diferente para que não fique encabulado.
  • Inicie uma rotina de exercícios precocemente e mantenha-se firme. Sem exercício adequado, todo o peso perdido tem chance de voltar.

Aviso

  • Não trapaceie a sua dieta do pós-operatório ou o seu estômago poderá não cicatrizar adequadamente, levando a sérias complicações.
  • Não beba enquanto come, porque seu estômago não é grande o suficiente para suportar líquido e comida juntos.
  • Evite comer comidas novas logo de uma vez. Dê tempo para seu estômago se ajustar a sua nova dieta.
  • Seu estômago pode não aceitar bem alguns tipos de comida, como vegetais crus, comidas apimentadas ou bebidas gaseificadas.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article