Comidas culturais da Guiana Francesa

Escrito por laura dixon | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comidas culturais da Guiana Francesa
A Guiana Francesa fica ao norte da América do Sul (French Guiana metal pin badge image by Antony McAulay from Fotolia.com)

Tal como acontece com muitos lugares da América do Sul, a Guiana Francesa tem sua própria cozinha. A comida servida nesta terra tropical é representa totalmente os diversos grupos étnicos residentes no país, bem como as influências gastronômicas de países vizinhos e seus laços internacionais.

Outras pessoas estão lendo

Características

A cozinha típica da Guiana Francesa inclui frutos do mar, devido ao seu litoral com abundante acesso a peixes frescos do Oceano Atlântico e do Mar do Caribe. Há também muitos legumes e frutas frescas nos principais pratos do país, além de várias pimentas e especiarias para dar sabor. Os pratos franco-guianeses tendem a misturar vários ingredientes, combinando carnes e carboidratos. É por isso que receitas com curry e fricassés são comuns por toda a nação.

Influências

Situada próxima a nações sul-americanas e influenciada por seu status de território francês, a cozinha da Guiana Francesa é altamente inspirada por fontes externas. Além de sua comida tradicional, uma grande variedade de restaurantes servem comida francesa, vietnamita, chinesa, indonésia e crioula. Na verdade, a cozinha franco-guianesa em si é uma mistura da comida de todas essas nações, com alimentos típicos do Caribe e América do Sul, adaptada com ingredientes locais frescos.

Especialidades

A Guiana Francesa dispõe de uma variedade de especialidades culinárias. Um dos pratos favoritos é o caldo d'aoura, uma mistura de caranguejo, camarão, peixe defumado, frango e legumes, aromatizado com frutos de aurora, comuns das árvores de cerrado encontradas por todo o país. Outro prato popular é o fricassé: arroz e feijão servido com carne de caças abatidas das florestas, incluindo paca, cateto e anta. Os moradores, há muito tempo, acompanham suas refeições com ponche de ti, um coquetel de xarope de limão, rum e açúcar de cana.

Tradições

A comida desempenha um papel importante na cultura da Guiana Francesa, e compartilhar refeições é considerado uma parte importante de eventos religiosos, feriados nacionais e reuniões de família. Durante essas ocasiões, os habitantes tendem a fazer pratos elaborados que levam mais tempo para se preparar. Alimentos tradicionais de feriados incluem o roti, um pão grosso, frito e acompanhado de curry e molhos; os guisados​​ de frango e filés de peixe temperados com limão e especiarias. As sobremesas favoritas nos feriados e eventos especiais são do tipo creme; cobertas com frutas ou preenchidas com baunilha.

Preparação

Os chefs, profissionais ou não, tendem a demonstrar sua atenção aos detalhes e conhecimento de especiarias na apresentação de suas refeições. Temperos como curry em pó, canela e, especialmente, pimenta caiena - cujo nome é derivado da capital do país - são usados ​​não apenas para dar sabor aos alimentos, mas também para adicionar cor ao prato.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível