Comidas típicas da Colômbia

Escrito por angie beckert | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comidas típicas da Colômbia
A Colômbia possui uma culinária tradicional variada e saborosa (colombia flag icon. (with clipping path) image by Andrey Zyk from Fotolia.com)

A Colômbia abriga alguns pratos deliciosos que não são tão conhecidos quanto os de outros países de influência espanhola. Mesmo dentro dela, as variedades culinárias mudam de acordo com a região. Algumas dessas variações étnicas são versões colombianas de pratos tradicionais do mundo que combinam ideias do Velho Mundo com plantas e especiarias nativas para criar obras que deixam qualquer paladar satisfeito.

Outras pessoas estão lendo

Sopas

O "ajiaco santafereño" tem sua origem na Colômbia central. É uma versão de sopa de frango colombiana que inclui ingredientes como batatas (de vários tipos), milho, nata ácida, abacate e alcaparras. O ingrediente especial é a erva "guasca", cujo sabor é único.

A sopa "changua" é normalmente tomada no cafe-da-manhã na zona dos Andes. É feita de leite, água, ovos e cebolinhas. Os ovos se adicionam incluindo as gemas. O prato se consome com coentro e pão amanhecido.

O "cuchuco de trigo" é originário da área de Boyaca. É uma sopa de trigo normalmente engrossada com batatas, ervilhas e costelas.

O "puchero" também é típico de Boyaca. É leve e normalmente leva molho picante, ovos cozidos e polpa de abacate. Acompanha-se de "arracacha" (uma cruza entre cenoura e aipo), bananas verdes, carne de porco, boi e frango.

O "viudo de pescado" é uma sopa que também usa mandioca e bananas verdes. É feito em Tolima e inclui peixes típicos da região.

Acompanhamentos

A "arepa" é a versão colombiana de um panqueque que acompanha muitas comidas. Leva principalmente farinha de milho e se serve com manteiga.

O "arroz con coco" é um arroz doce comumente consumido na costa oriental da Colômbia. Leva leite de coco, sal e açúcar e às vezes é servido como sobremesa.

Os "frijoles con garra" são um prato feito a base de feijão vermelho engrossado com pata de porco.

A "hogoa" é um molho tradicional colombiano feito de cebolas e tomates parcialmente fritos. Serve-se normalmente com carnes, arepas e outros acompanhamentos.

A "morcilla rellena" é um chouriço ou pudim recheado com sangue normalmente frito e servido com um churrasco.

O "mote de queso con hogoa" é feito com batata-doce picada e queijo e normalmente frito.

Os "patacones" são panqueques de plátano verde fritos em óleo vegetal.

Os "quesillos" são folhas de banana recheadas com requeijão.

Pratos principais

A "bandeja paisa" é conhecida como o prato típico da Colômbia. Essencialmente é uma grande combinação de carne de boi, courato de porco e linguiça servida sobre um colchão de arroz e feijões vermelhos. Decora-se com abacate e pedacinhos de banana doce.

O "chunchullo" é o intestino de um ave ou vaca recheado e frito.

As "empanadas" são um tipo de pastel recheado com carne de boi ou frango, queijo e arroz com especiarias, mas a variedade colombiana é frita e não assada.

A "fritanga" é outra combinação consistente em carne de boi, frango, costelas, linguiça e chunchullo. Pode ser servida com arepas e batatas pequenas, ou bananas fritas com mandioca.

A "lechona" é um prato festivo da região de Tolima. Consiste em um porco recheado com arroz, ervilhas amarelas, cebolas verdes e ervas, cozinhado por ao menos 10 horas em forno de barro e servido com arepas.

Sobremesas e especialidades

Os "buñuelos" colombianos consistem em uma massa que inclui requeijão e se fritam até dourá-los. O prato é típico do natal.

O "manjar blanco" é uma sobremesa cremosa similar ao doce de leite à qual se adiciona baunilha, suco de cítricos ou canela para dar sabor.

A "natilla" é um pudim cremoso feito de amido de milho doce que pode ser substituído por ovos.

O "postre de natas" é uma sobremesa cremosa feita de leite condensado, açúcar, canela e uvas passas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível