Mais
×

Como a faxina de fim de ano novo beneficia sua vida

Atualizado em 21 novembro, 2017

É aquela época do ano novamente — tempo da faxina de começo de ano! Embora esta limpeza tenha os óbvios benefícios de arrumar o armário, diminuir a bagunça e liberar espaço na sua casa, ela termina por ajudar também a pôr ordem na sua mente. Aqui estão algumas formas de a faxina de ano novo ajudar a organizar a sua vida.

  1. Aumenta a criatividade: Muita desordem pode causar um grande estrago no lado criativo do seu cérebro, pois causa um impacto negativo na sua habilidade de concentração. Quando há montes de coisas ao redor, isso diminui a nossa capacidade de processar novas informações e faz com que tenhamos uma sensação de caos generalizado. Livrar o seu espaço do excesso de bagunça dará à sua casa e à sua mente um recomeço, como um quadro em branco — prepare-se para exercitar toda a sua criatividade!
  2. Sensação de maior controle: Existe algo de empoderador quando assumimos o pleno domínio do nosso espaço. Limpezas em geral, embora não sejam a coisa mais divertida de fazer, dão uma grande sensação de conquista e controle. As pessoas que realizam esta profunda sessão de faxina e organização de primavera têm maior probabilidade de tomar as rédeas dos seus cuidados de saúde, especialmente quando o assunto é perda de peso.
  3. Redução de estresse: Ter muita coisa entulhada pode elevar o estresse por constantemente provocar distração e sobrecarregar os nossos sentidos — imagine aquelas pilhas de roupas e de revistas não lidas. Aos nos livrarmos do que já não precisamos, estamos dando a nós mesmos um novo começo. A faxina de ano novo pode ser comparada à sensação de quando tiramos um peso das costas.
  4. Esteja cercada de coisas que ama: Todo mundo tem aquelas peças no guarda-roupa que são simplesmente sem graça, sem as quais certamente poderíamos viver. Na hora da faxina, você deve se livrar de qualquer coisa que você não ame absolutamente.
  5. Aumento da eficiência no trabalho: A limpeza de ano novo (ou de fim de ano, para alguns) pode ter um impacto maior do que você imagina. Se você tem muitas abas abertas no seu navegador, ou pilhas de papel na sua mesa, é provável que fique facilmente imerso nessa poluição visual. Manter o computador e a mesa livres de bagunça pode torná-lo mais eficiente no trabalho. Quem diria que a faxinatambém poderia melhorar a produtividade?!  

Como regra geral, se você não usou algo ao longo do último ano, é bem provável que você não ame o artigo.

Mas e se você se deparar com algo que você usou no último ano mas que não ama? Nós achamos que você deve dar adeus. Ter montes de posses materiais pode representar uma bagunça interna — desfazer-se de todos os excessos irá abrir espaço para trazer mais daquilo que você ama. E, sejamos sinceras, todos deveríamos estar cercados por coisas que amamos!

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article