Mais
×

Como criar uma 'lente' pinhole para câmeras fotográficas

Atualizado em 21 novembro, 2017

As imagens vintage têm uma beleza intrigante, uma fuga da fotografia moderna, super-realista, numa época em que as coisas eram mais delicadas. Existem várias maneiras de adicionar um filtro às suas fotografias para torná-las únicas, mas por que não fazê-lo naturalmente? Aqui está uma maneira simples de transformar a tampa do corpo da câmera numa lente estenopeica autêntica!

Remova a parte inferior da vela

Você precisará de um pedaço de alumínio ou latão um pouco mais espessos que uma folha de alumínio de cozinha. Você pode encontrá-lo em uma vela decorativa. Remova o cilindro de cera e o pavio. Use uma tesoura para cortar o alumínio

Nivele o alumínio

Esfregue a unha no pedaço de alumínio para nivelá-lo.

Faça um orifício no alumínio

Coloque o disco sobre um pedaço de papelão ou madeira e pressione suavemente a agulha no centro dele, girando com os dedos. Vire o pedaço de alumínio e lixe suavemente as saliências deixando-o plano. Repita a perfuração do lado lixado e, em seguida, remova as falhas do primeiro lado. Repita se for necessário. O objetivo é fazer um orifício circular o menor possível. Use uma lupa para verificar o resultado.

Dicas

Quanto menor o buraco, mais nítidas serão as suas imagens. Em compensação, os tempos de exposição deverão ser mais longos.

Faça um furo na tampa da lente

Use uma broca de 0,5 cm a 1 cm para fazer um furo no centro da tampa da lente.

Dicas

Perfurar plástico é um pouco diferente de perfurar madeira. Você pode comprar uma broca especial para plástico, mas uma normal, para madeira, também serve se você usá-la lentamente.

Cole a lente na tampa

Usando cola quente ou cimento de contato, cole a lente no meio da parte de dentro da tampa da câmera. Certifique-se de que esteja centralizado.

Dicas

Se estiver usando cimento de contato, coloque a cola na tampa da câmera e não deixe secar antes de colocar a lente no lugar. Assim você poderá deslocá-la para se certificar de que esteja centralizada antes de deixar secar. O cimento de contato é incrível, mas se você seguir as instruções sugeridas de "aplicar às duas superfícies e deixar secar antes de fixar", só terá uma chance de alinhamento!

Tire fotos à vontade!

Coloque a tampa da lente na sua câmera digital e dê uma olhada! A abertura extremamente pequena da lente tipo pinhole significa que você precisará usar uma velocidade de exposição longa, um ISO muito alto ou ambos. Um tripé será muito útil para os longos tempos de exposição e o grão natural do ISO elevado ajusta-se bem às imagens retrô.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article