Mais
×

Como cultivar abobrinhas verticalmente

Atualizado em 21 novembro, 2017

Para quem tem um pequeno espaço no jardim, cultivar abobrinha na vertical é uma ótima alternativa. Com a fama de ser uma planta espaçosa, a abobrinha cresce rapidamente e tende a ultrapassar os canteiros do jardim. Ao cultivá-la para cima, você pode economizar espaço e também facilitar na hora da colheita. Jardineiros de quintais e varandas, divirtam-se!

Assista ao passo a passo em vídeo

As abobrinhas adoram o clima quente, então comece a cultivar as sementes dentro de casa para evitar que qualquer queda de temperatura a destrua. Preencha a caixa de ovo de cartão vazia com terra adubada e coloque uma semente em cada orifício. Regue cuidadosamente e coloque em um local ensolarado dentro de casa. Certifique-se de regar diariamente para manter o solo úmido. Dentro de algumas semanas, suas sementes de abobrinha criarão mudas.

Antes de transplantar as mudas para o exterior, você deve deixá-las mais resistentes fazendo uma introdução gradual ao ar livre. Depois que passar a época de baixas temperaturas, comece colocando suas mudas do lado de fora para receber luz solar indireta por algumas horas durante três a quatro dias. No quinto e sexto dias, coloque-as sob luz solar direta por algumas horas. No sétimo dia, suas mudas devem poder suportar o sol sem problemas.

Coloque cerca de 2,5 a 5 cm de pedras ou seixos no fundo de um vaso grande para plantas. Você deve escolher um vaso que tenha 75 litros ou mais, como por exemplo um barril de uísque. As rochas facilitam a drenagem do solo.

Complete o vaso com a terra adubada. Certifique-se de usar um adubo especifico para jardinagem em vasos.

Corte a caixa de ovos com as mudas e plante diretamente no solo. Não há necessidade de remover a caixa de ovos, pois é biodegradável. Regue e coloque o vaso em uma área que tenha sol abundante.

Dicas

Você pode tentar plantar duas ou três mudas para aumentar as chances de sucesso da planta, mas, uma vez que elas comecem a crescer, você deve retirá-las deixando apenas uma muda por vaso.

Coloque três estacas de madeira altas ao redor das bordas do vaso e amarre as partes de cima com uma corda resistente. Você também pode usar uma gaiola de tomateiro, se preferir.

Uma vez que a planta de abobrinha começar a crescer, amarre os talos às estacas de madeira à medida em que o tempo for passando. Certifique-se de levantar as folhas e amarrar os talos em torno da base do vaso primeiro, depois no centro e assim por diante. E não amarre os talos muito apertado.

Repita este processo de vez em quando enquanto as plantas crescem e você terá uma planta de abobrinha saudável, resistente e muito vertical.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article