×
Loading ...

Como fazer um tapete com retalhos de tecido

Atualizado em 25 junho, 2018

Tapetes realmente amarram a decoração de um ambiente. Eles podem redefinir um espaço, funcionar como um ponto de destaque ou apresentar uma textura intrigante em um canto desinteressante da sala. Nos dias mais frescos do ano, "esquente" sua casa com um tapete trançado feito de tiras de tecido e corda. Você pode usar um tecido novo para criar uma decoração com as tendências do momento ou pode reutilizar camisetas velhas para formar um padrão novo e aconchegante. Adicione uma almofadas no mesmo testilo, e a sala vai se tornar seu lugar preferido para passar os meses mais frios.

Loading...

Assista ao passo a passo em vídeo

Corte as tiras de tecido

Corte o tecido em tiras de 5 cm de largura. Você pode usar padrões e cores diferentes para um design em camadas ou pode usar a mesma padronagem para criar um visual uniforme.

Embrulhe a ponta da corda de varal

Comece embrulhando a ponta da corda com uma das tiras de tecido. Cubra bem a ponta e continue enrolando a corda diagonalmente até cobrir 30 cm aproximadamente.

Costure ao longo da corda

Quando enrolar 30 cm da corda, use a agulha 100/16 na máquina de costura e o ponto mais longo para costurar todo o comprimento da corda. Isso vai segurar o tecido no lugar.

Adicione as tiras de tecido

Continue embrulhando e costurando a corda com as tiras até 5 cm do final da tira. Mantenha o calcador abaixado e a agulha na corda. Adicione outra tira de tecido enfiando-a por baixo da corda e colocando-a por cima da primeira tira. Continue embrulhando e costurando todo o comprimento da corta. Se você estiver usando combinações diferentes de tecido, alterne as tiras para o tapete ficar com um padrão aleatório. Siga esse processo até ter de 4,5 a 6 m de corda embrulhada. Em seguida, retire-a da máquina.

Mude para o ponto zigue-zague

Mude sua máquina para o ponto zigue-zague mais largo mantendo o comprimento mais longo.

Enrole a corda

Faça uma pequena espiral no sentido horário com o começo da corda que você embrulhou com tecido. Use um ponto zigue-zague para unir as espirais. Continue fazendo as espirais e costurando com ponto zigue-zague até chegar ao final da corda embrulhada. Retire o tapete da máquina de costura e volte a embrulhar a corda com as tiras de tecido até ter mais 6 m de corda embrulhada. Então, volte a fazer as espirais e costurá-las. Coloque uma música legal para tocar ou seu podcast favorito e continue o processo até seu tapete alcançar o tamanho desejado.

Adicione mais corda

Se você chegar ao final da corda e ainda quiser aumentar o tamanho do tapete, apenas coloque o começo da nova corda bem em cima do final da outra corda e continue embrulhando e costurando normalmente. As extremidades vão se unir à medida em que você costura.

Termine o tapete

Quando o tapete tiver o tamanho desejado para sua sala, termine-o dobrando a tira de tecido por cima do final da corda (como você fez no começo do tapete). Costure o meio e enfie a ponta por baixo do tapete para que fique invisível. Costure por cima da ponta para fixar no lugar.

Loading...
Loading ...
Loading ...