×
Loading ...

Como fazer uma estante de palitos de picolé

Atualizado em 02 março, 2018

Se você acha que palitos de picolé estão restritos às aulas de artes ou ao freezer da padaria, pense melhor! Este projeto vai mudar a forma como você vê esse suprimento básico de artesanato. Nos últimos tempos, as formas geométricas têm virado tendência em acessórios, na arte e na decoração. Estantes hexagonais, especialmente estilo anos 1960, têm dado as caras em lojas de decoração sofisticadas e também moderninhas. Mas aqui vamos mostrar para você como fazer sua própria estante em formato de favo de mel gastando quase nada, em comparação ao que pagaria na loja. Tudo o que você vai precisar é imprimir nosso modelo e reunir alguns materiais fáceis de encontrar. Você vai poder usar esse modelo até para criar outros padrões geométricos, então deixe a imaginação correr solta!

Loading...

Assista ao passo a passo em vídeo

Dicas

O número de palitos depende da quantidade, formato e profundidade das estantes que você quiser fazer. Uma prateleira hexagonal simples de aproximadamente 7,5 centímetros de profundidade necessita de 102 palitos (17 para cada lado um dos seis lados).

Como fazer uma estante hexagonal básica

Baixe e imprima o modelo de prateleira. Você vai perceber que os lados do hexágono são brancos ou cinzas, alternadamente.

Ponha três palitos de picolé nos lados cinzas do modelo conforme mostrado abaixo. Agora, você já tem três dos seis lados da base da prateleira.

Use fita adesiva para fixar no lugar os três primeiros palitos e assegurar que o formato da sua prateleira fique perfeito e não saia do lugar durante a colagem. Você vai montar todas as camadas seguintes usando essa base como guia. Por isso, é ideal que ela fique o mais simétrica possível.

Agora, cole os três palitos seguintes sobre os palitos fixados no modelo para formar o hexágono (ou favo de mel). Ponha uma gotinha de cola quente em cada ponta dos palitos conforme mostrado a seguir de forma a uni-los onde as extremidades dos palitos se encontram.

Cole três palitos usando as linhas do seu modelo como guia, conforme mostrado a seguir. Na imagem, já foram colados três lados do hexágono.

Cole os outros dois palitos até completar a base do hexágono e todos os seis lados estarem colados.

Retire a fita adesiva e o modelo. Em seguida, cole um segundo hexágono sobre o primeiro seguindo o mesmo padrão do primeiro. Assegure-se de que cada palito que você colar esteja perfeitamente alinhado com o que estiver abaixo dele. Se tiver dúvidas, use o modelo original como guia. Quando terminar o segundo hexágono, seu projeto vai estar como na imagem a seguir quando visto de lado.

Continue colando camada após camada dos hexágonos de palitos até a prateleira ter a profundidade desejada. A minha ficou com cerca de 7,5 cm de profundidade. Isso quer dizer que cada um dos seis lados do hexágono ficou com 17 palitos e, no total, usei 102 palitos.

Para finalizar, aplique a velatura de acordo com as instruções contidas na embalagem do produto. Eu usei uma velatura à base de gel, por isso utilizei um pincel e um pano para remover qualquer excesso de produto.

Dicas

Aplicar a velatura entre as camadas de palitos da prateleira pode ser bastante compliado. Para fazer isso, você vai precisar de um pincel chato pequeno para acessar esses espaços estreitos. Minha velatura tem um aspecto desgastado, por isso não precisei pintar cada espacinho entre os palitos nem aplicar o produto de maneira uniforme em toda a estante. Se você quiser que sua prateleira tenha uma aparência mais elegante, recomendo usar velatura em spray ou tinta em spray para ter certeza de que as áreas entre os palitos sejam cobertas por inteiro e de maneira uniforme.

Depois de aplicar a velatura (ou pintar) na estante, deixe secar por completo. Quando estiver seca, a prateleira estará pronta para ir para a parede! Eu pendurei a minha usando parafusos para drywall em cada canto da peça.

Como usar o modelo básico para criar outros padrões

No vídeo acima, mostramos como combinar dois ou mais modelos impressos para criar outros padrões de prateleira. A seguir, confira como montar uma estante com dois hexágonos mostrada na foto.

Baixe e imprima dois modelos de hexágono e recorte-os.

Junte os modelos como mostrado na imagem a seguir e cole-os usando fita adesiva, com um lado branco se sobrepondo a um lado cinza do outro modelo. Assegure-se de não unir um lado branco de um hexágono a um lado branco do outro hexágono, nem um lado cinza de um a um lado cinza do outro. Ou seja, os lados externos do seu modelo final devem sempre se alternar entre branco e cinza.

Como mostrado nas instruções básicas, ponha os palitos de picolé nos espaços cinzas e então fixe-os usando fita adesiva.

Então, monte a base colando os demais palitos com cola quente até formar o hexágono duplo. Consulte o Passo 4 nas instruções de como montar uma prateleira básica.

Importante: Esteja atento para não colar nenhum palito entre os dois hexágonos, mas apenas nos lados externos.

Retire a fita adesiva e o modelo impresso. Continue a montar as camadas e colar os palitos de picolé na mesma ordem de antes até atingir a profundidade desejada.

Quando alcançar a profundidade desejada, aplique a velatura conforme descrito no Passo 6 das instruções básicas.

Quando estiver completamente seca, sua prateleira vai estar pronta para ser pendurada. Ela vai dar um toque retrô à sua casa, além de ser perfeita para pôr plantas, velas decorativas (sem fogo) e esculturas leves. O melhor de tudo é olhar para o resultado final e sentir orgulho por você mesmo ter feito tudo usando apenas palitos de picolé! Você vai poder se gabar quando as visitas perguntarem onde você comprou a prateleira!

Dicas

Você pode criar outros padrões unindo dois ou mais modelos. Será mais fácil se você se certificar de que os lados externos do padrão desejado sempre se alternem entre branco e cinza. Se fizer isso, será mais simples saber onde colocar os primeiros palitos para criar a base da prateleira.

Loading...
Loading ...
Loading ...