Se a companhia de seguros de vida cancelar minha apólice, eu recebo meu dinheiro de volta?

Escrito por alibaster smith | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Se a companhia de seguros de vida cancelar minha apólice, eu recebo meu dinheiro de volta?
Seguro de vida (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O seguro de vida é um contrato unilateral, o que significa que a empresa de seguros deve respeitar os termos e condições do contrato. No entanto, você não tem quaisquer obrigações legais associadas ao contrato. Em outras palavras, você não tem de pagar o prêmio sobre a apólice. No entanto, se você fizer o pagamento, a seguradora deverá honrar o compromisso referido na apólice. Se os seus prêmios não forem pagos, você pode ou não conseguir obter o dinheiro de sua apólice de volta.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem dois tipos de apólices que você pode ter. O seguro de vida a termo é uma apólice de seguro que oferece proteção de benefício básico em caso de morte em troca do pagamento do prêmio. Não há valor em dinheiro associado a esta apólice. O seguro de vida permanente proporciona benefícios tanto em caso de morte como uma poupança de um valor em dinheiro que pode ser utilizada durante a sua vida para qualquer finalidade.

Processo

A seguradora não pode cancelar a sua apólice de seguro de vida, a menos que haja suspeita de fraude envolvida. Se esse for o caso, você não receberá nenhum dinheiro de volta, se houve uma deturpação de fatos sobre a sua solicitação. Se você cancelar a sua apólice de seguro de vida e parar de pagar a mensalidade, você receberá de volta qualquer valor em dinheiro na sua apólice permanente. Para o seguro de vida a termo, você não recebe dinheiro de volta, a menos que você tenha um seguro de vida a termo com um recurso de retorno de prêmio. No entanto, em muitos casos, a seguradora devolverá apenas uma parte do prêmio ou nenhum prêmio, se a apólice for cancelada antes de seu término.

A única outra instância onde você receberá seu dinheiro de volta, independentemente de se tratar de uma apólice de seguro de vida a termo ou permanente será quando você cancelar sua apólice dentro do prazo que seu estado dá para você desistir do contrato. Todos os estados permitem que você analise a sua apólice de seguro de vida por um determinado número de dias. Dentro deste período de tempo, você pode devolver o contrato e receber um reembolso do primeiro pagamento do prêmio, o qual você efetuou ao assinar o contrato.

Benefício

O benefício de receber o dinheiro de sua apólice de volta é que você pode receber parte ou todo o dinheiro que você pagou, dependendo do tipo de apólice e os termos do contrato. Isso significa que você não perdeu dinheiro na compra de seu seguro de vida.

Desvantagem

A desvantagem de cancelar o pagamento de seu seguro é que você pode não receber o dinheiro de sua apólice de volta. Embora as políticas de seguro de vida permanente acumulem um valor em dinheiro, a quantidade de dinheiro na apólice pode ou não ser suficiente para recuperar os custos de seu prêmio. No entanto, se não houver valor significativo em dinheiro, então há algum benefício, caso você precise do dinheiro. No entanto, se o valor em dinheiro de sua apólice for menor que os prêmios totais pagos, então isso representa uma proposta perdedora. Para o seguro de vida a termo, a maioria das apólices não devolvem os pagamentos para você. O retorno de recursos dos pagamentos sobre as apólices de longo prazo aumentam o custo da apólice, em média, cinco vezes mais que os prêmios comuns de seguro de vida a termo. Além disso, cancelando os pagamentos, você perde seu seguro de vida. Uma vez que esta apólice assegura você e protege sua família, sua família pode ficar exposta a sérios riscos financeiros que seriam cobertos por seu seguro de vida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível