Comparação entre o Adblock e o Adblock Plus Chrome

Escrito por ashley poland Google | Traduzido por rodrigo beluco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparação entre o Adblock e o Adblock Plus Chrome
As propagandas na internet são usadas para cobrir os custos dos sites (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

O AdBlock e o AdBlock Plus são duas extensões disponíveis para o Google Chrome, com a mesma intenção: bloquear anúncios indesejados em qualquer página da Web que você encontre enquanto estiver usando o navegador. Os dois desenvolvedores são desvinculados e em nenhum momento trabalharam juntos. Na descrição do Adblock Plus, o proprietário Wladimir Palant comenta: "Por favor, note que há uma outra extensão chamada 'AdBlock', que não está relacionado com o Adblock Plus, mas também funciona de maneira satisfatória." Escolher uma dessas extensões depende inteiramente do que for mais confortável e funcionar melhor em seu computador.

Outras pessoas estão lendo

Histórico

O AdBlock e o AdBlock Plus são, na verdade, dois diferentes projetos mantidos de forma independente por dois usuários diferentes. Wladimir Palant desenvolve e mantém o Adblock Plus, enquanto o principal colaborador do AdBlock é Michael Gundlach. A semelhança dos nomes é explicado por Gundlach, na descrição da extensão AdBlock na Chrome Web Store: Ele foi inspirado pelo extensão, até então, exclusiva para Firefox chamada AdBlock Plus. A primeira versão do AdBlock Plus para Chrome só foi lançada em dezembro de 2010.

Customização

Ambos os programas oferecem opções de personalização que incluem o uso de listas de filtros pré-fabricados, que detectam e bloqueiam quase todos os anúncios que são encontrados enquanto o Chrome é utilizado. Ambos também suportam a importação de listas de filtros personalizados do AdBlock Plus para o Firefox. Com o AdBlock, você também pode personalizar quais sites estão autorizados a exibir anúncios. É possível também bloquear anúncios específicos com base em sua URL. O AdBlock Plus oferece uma "Whitelist" (lista branca) similar, dando-lhe a opção de permitir que anúncios sejam exibidos em qualquer domínio. No Adblock Plus, você pode alternar em bloquear ou não os vídeos do YouTube, já o AdBlock bloqueia esses anúncios sempre que possível, por padrão. Ambos os serviços oferecem a opção para permitir os anúncios de texto do Google.

Botão "Placement" (Atribuição)

O Adblock Plus posiciona o botão de extensão à direita da barra de endereços, juntamente com a maioria dos outros ícones dos aplicativos. Isso pode até ocupar mais espaço na janela do Chrome e ser uma distração e é possível escondê-lo clicando com botão direito e selecionando "Hide Button" (Esconder botão), o que não afetará o desempenho da extensão. O Adblock Plus acrescenta seu ícone na barra de endereço, à esquerda do marcador em forma de estrela, ficando bem discreto. Você pode se livrar desse ícone nas configurações do Adblock Plus na guia "Geral".

Permissões de extensão

Ambas as extensões têm as mesmas permissões necessárias: o acesso a dados sobre todos os seus sites e acesso a seus guias e histórico de navegação. Na seção descrição do AdBlock, isso é explicado como um requisito para ter o AdBlock rodando em cada aba que for aberta. Gundlach garante que a extensão não está procurando dados privados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível