Comparação entre as balanças de gordura corporal Omron e Tanita

Escrito por jill quinn | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparação entre as balanças de gordura corporal Omron e Tanita
Pesando-se em uma balança Omron ou Tanita (scale image by PinkShot from Fotolia.com)

O uso de analisadores digitais da composição corporal tem aumentado em popularidade por medir o peso saudável tanto no campo médico como na indústria "fitness". A composição corporal, também conhecida como porcentagem de gordura corporal, é um dado mais acurado de saúde do que o peso em si. A razão entre músculo e gordura é a verdadeira medida de saúde e avaliador do risco cardíaco potencial. Esses dispositivos de avaliação podem ser utilizados por uma variedade de profissionais e configurações pessoais, devido ao seu design portátil e não-invasivo.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Dois populares fabricantes de analisadores da gordura corporal que utilizam a análise da impedância bioelétrica são a Omron e a Tanita. As duas companhias oferecem uma variedade de produtos que são fáceis de usar e atendem as necessidades dos vários tipos de consumidor, tanto na tecnologia, como no preço. A validade dessas ferramentas já foram testadas e revisadas em várias publicações em páginas na Internet e revistas. Os preços variam bastante entre as lojas, portanto faça uma pesquisa antes de comprar.

Comparação entre as balanças de gordura corporal Omron e Tanita
Omron e Tanita são duas marcas populares de balanças que medem o percentual de gordura corporal (weight image by Roman A. Kozlov from Fotolia.com)

Omron

A marca Omron parece ser melhor nas opiniões de consumidores, bem como nas revisões em jornais, em comparação à marca Tanita. Num estudo de 2002, publicado na Medicine and Science in Sports and Exercise, a balança Omron HBF300 se saiu melhor, quando analisando mulheres de variadas etnias, do que a Tanita 02701001. As idades das participantes eram de 18 a 59 anos e elas praticavam variados tipos de exercícios.

Modelos mais novos dispõe de sensores de pés que oferecem leituras mais apuradas do que a tecnologia foot-to-foot. Os modelos da Omron também medem de 5 a 7 indicadores de saúde, incluindo índice de massa corporal, peso corporal, percentual de gordura, massa muscular, taxa metabólica de repouso e idade corporal.

Comparação entre as balanças de gordura corporal Omron e Tanita
Os modelos da Omron medem de 5 a 7 indicadores de saúde, como índice de massa corporal, massa muscular e percentual de gordura (On measuring scale. image by Mitarart from Fotolia.com)

Tanita

A reclamação mais comum sobre a marca Tanita é de que as medidas de gordura corporal não foram consistentes. Contudo, as medições de peso corporal foram. A Tanita oferece um linha de produtos em parceria com a Ironman, que serve uma população mais atlética. Dependendo do modelo, a balança mede peso, percentual de gordura corporal, índice de massa corporal, taxa metabólica basal, gordura visceral, massa muscular, massa óssea e idade metabólica.

Comparação entre as balanças de gordura corporal Omron e Tanita
Tanita oferece um linha de produtos em parceria com a Ironman, que serve uma população mais atlética (Power image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Benefícios

A melhor coisa sobre usar um analisador de gordura corporal, como uma balança Omron ou Tanita, é que é fácil, não-invasivo e qualquer um pode operá-la. Diferentemente dos compassos de pregas cutâneas ou testes de laboratório, como o exame DEXA e a pesagem hidrostática, pisar numa balança pode ser feito por qualquer um. Dependendo do modelo que você escolher, essas balanças podem acomodar indivíduos de até 200 kg.

Comparação entre as balanças de gordura corporal Omron e Tanita
Subir numa balança, apesar de nem sempre a medida ser exata, é muito mais fácil do que os outros tipos de medições (boy bent over reading bathroom scale image by Jaimie Duplass from Fotolia.com)

Considerações

As desvantagens incluem o nível de hidratação no momento da pesagem, a acurácia da medida, a validade dos dados na demografia da população utilizando a balança, em contraste com a equação utilizada para o cálculo no dispositivo, e o nível de preparo físico do usuário. Existe uma tendência desses dispositivos para superestimar para os indivíduos mais magros e subestimar para os mais pesados. O uso dessas balanças não é recomendado para mulheres grávidas ou pessoas que utilizam marcapasso ou outro equipamento médico interno.

Comparação entre as balanças de gordura corporal Omron e Tanita
O uso dessas balanças não é recomendado para mulheres grávidas ou pessoas que utilizam marcapasso ou outro equipamento médico interno (weight image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível