×
Loading ...

Comparação entre a cola de resina plástica e o epóxi

Atualizado em 20 julho, 2017

A cola de resina plástica e o epóxi são aderentes comumente usados ​​nas construções. A diferença mais significativa é o tempo de secagem: a cola de resina plástica leva pelo menos oito horas para secar, enquanto o epóxi seca em 30 minutos ou menos.

A cola de resina plástica e o epóxi são aderentes comuns com tempos de secagem diferentes (working hard image by Luisafer from Fotolia.com)

Cola de resina plástica

A resina plástica -- também conhecida como cola de resina de ureia -- é um aderente disponível nas formas líquida e em pó. A cola em pó geralmente vem preparada para misturar com a água, enquanto as líquidas normalmente vêm com um catalisador em pó para adicionar à mistura. A cola de resina plástica leva de oito a 10 horas para enrijecer; quanto mais elevada for a temperatura ambiente, mais rápida será a secagem. O tempo de secagem prolongado torna essa cola especialmente vantajosa para a carpintaria, uma vez que a montagem de peças de madeira é um processo lento. Além da madeira, a resina plástica é comumente usada como um aderente para bancadas, acabamento de pisos e painéis de paredes.

Loading...

Cola epóxi

O epóxi é um aderente à base de petróleo que proporciona uma aderência mais forte do que outras colas. O material geralmente é vendido em embalagens de duas partes e é misturado logo antes da utilização. A epicloridrina -- um elemento essencial encontrado no epóxi -- cria uma camada dura que resiste ao calor, ao frio e à umidade. Dependendo da marca, essa cola requer entre seis e 30 minutos para secar. Por causa da secagem rápida, o epóxi é usado para colar metais, plásticos e madeiras. Alguns usos domésticos comuns são o reparo de fios de arame cortados e o conserto de pernas quebradas de mesas e cadeiras.

Considerações

A cola de resina plástica e o epóxi podem ser usados para garantir uma boa aderência em construções de edifícios e no conserto de diversos objetos domésticos. Ao selecionar o material apropriado, considere a enorme diferença quanto ao tempo de secagem. Use a cola de resina plástica para a carpintaria ou para quaisquer peças que não requeiram uma montagem rápida. Utilize o epóxi em metais, plásticos e outros itens que necessitem de uma aderência rápida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...