Saúde

Comparação entre domperidona e ondansetrona

Escrito por rebecca s. mcclinton | Traduzido por luiza horbach
Comparação entre domperidona e ondansetrona

Consulte um médico para determinar o melhor tratamento

Visage/Stockbyte/Getty Images

A ondansetrona (medicamento de nome comercial Zofran) e a domperidona são fármacos empregados no tratamento de diversos problemas de estômago. A ondansetrona é principalmente utilizada para sintomas como náuseas. Embora a domperidona também seja uma alternativa para o tratamento de náuseas, as indicações de uso são variadas e efeitos adversos podem se manifestar.

Outras pessoas estão lendo

Ondansetrona

A ondansetrona, versão genérica do Zofran, é aprovada pela ANVISA e comercializada no Brasil. Está disponível em comprimidos de 4 mg e 8 mg, além da forma injetável de 4 mg/2 ml e dos comprimidos de desintegração oral (ODT). Pacientes de quimioterapia ou submetidos a cirurgias muitas vezes são tratados com a ondansetrona para prevenir e tratar náuseas e vômitos. De acordo com o website "medicinenet.com", o mecanismo de ação consiste no bloqueio da serotonina, hormônio relacionado aos vômitos. A ondansetrona não aumenta a motilidade e o peristaltismo gastrointestinais, apenas a domperidona.

Domperidona

A domperidona é utilizada para tratar distúrbios gástricos como a gastroparesia, condição em que as contrações do estômago são inibidas, comprometendo o esvaziamento gástrico e o transporte dos alimentos pelo tubo digestivo. Embora a aprovação da domperidona pela FDA tenha sido requerida duas vezes, sua comercialização nos Estados Unidos permanece proibida por conta dos riscos oferecidos. Uma carta de advertência da FDA declarou que estudos demonstram arritmias cardíacas, infarto do miocárdio e casos de morte súbita decorrentes da administração intravenosa de domperidona. Apesar de proibida nos Estados Unidos e no Canadá, muitas vezes é utilizada no tratamento da gastroparesia por farmacêuticos. No Brasil, o medicamento é permitido e registrado pela ANVISA.

Efeitos colaterais

A ondansetrona e a domperidona também diferem um pouco nos efeitos adversos causados. A domperidona está relacionada a dores de cabeça, tontura, boca seca, nervosismo, rubor, insônia, cólicas, suor e cãibras nas pernas. Os efeitos adversos relatados por uso de ondansetrona incluem diarreia ou prisão de ventre, dores de cabeça, vertigens ou sonolência - embora não tão comum - e turvamento da visão.

Considerações

Ao considerar o uso de medicamentos para o tratamento de sintomas, médico e paciente devem sempre ponderar os riscos e benefícios. A FDA, agência de vigilância e regulamentação dos Estados Unidos, orienta claramente que o uso de domperidona deve ser pouco frequente ou ausente. Os benefícios terapêuticos do fármaco não compensam os riscos oferecidos, que incluem problemas cardiovasculares e até morte. Se o médico realmente acreditar que o tratamento com domperidona pode ser vantajoso para o paciente, deve assumir a responsabilidade e informar a ele todos os riscos oferecidos. Em casos de náuseas e vômitos, o uso de ondansetrona é mais seguro.

Mais informações

Para mais informações sobre os riscos da domperidona e os usos aprovados no Brasil, consulte o site da ANVISA: anvisa.gov.br.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media