×
Loading ...

Comparação entre filtros "canister" e "sump"

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aquários de água salgada oferecem cores brilhantes, água límpida e uma grande variedade de vida animal e vegetal. Com um aquário, é possível criar animais de estimação mesmo em espaços pequenos, além de enfeitar o ambiente. No entanto, aquários de água salgada podem ser complicados, especialmente quando se trata das necessidades de filtragem.

Aquários de água salgada oferecem uma grande variedade de vida animal e vegetal (colourful fish image by FJ Medrano from Fotolia.com)

Filtro tipo "canister"

Os filtros tipo "canister" são filtros fechados que sugam a água para seu interior, passando-a por vários níveis de filtragem, e a devolvem ao aquário. Eles ficam assentados dentro do aquário e acabam se tornando parte da paisagem marinha. Ao contrário de alguns sistemas de filtragem, o "canister" contém tanto a bomba quanto o filtro e oferece uma boa opção de filtragem biológica, mecânica e química.

Loading...

Filtro externo tipo "sump"

O "sump" não é na verdade um filtro, mas sim um sistema externo de filtragem, ou seja, um segundo tanque acoplado ao aquário. Este segundo tanque geralmente fica abaixo ou ao lado do aquário principal e é um pouco menor. O "sump" compartilha uma fonte de água com o aquário principal através de um sistema de mangueiras, filtros e bomba, de modo que a água é sugada para fora do aquário principal, passa pelo tanque externo, e, em seguida, é devolvida limpa e livre de detritos ao aquário.

Utilizações do sistema "sump": Refúgio

Por se tratar de um tanque externo, o sistema tipo "sump" oferece algumas opções que os sistemas internos não podem oferecer. Uma vez que o "sump" é isolado, muitas pessoas o utilizam como um refúgio. Os aquaristas colocam peixes jovens que precisam crescer e pequenos animais que não sobreviveriam no aquário principal neste tanque lateral para protegê-los. Nesse caso, as pessoas geralmente decoram o refúgio com pedras, substrato e plantas. O refúgio também é útil para o cultivo de fontes de alimentos, como krill e algas.

Utilizações do sistema "sump": Armazenamento

Enquanto o "canister" fica alojado dentro do aquário principal, o sistema "sump" pode oferecer uma possibilidade a mais de armazenamento. Muitas pessoas colocam o sistema atrás do aquário principal ou embaixo dele, guardado em um armário, que pode servir para armazenar equipamentos de filtragem, fios ou mangueiras. Isso mantém o aquário principal limpo e esconde a desordem geralmente associada aos filtros autônomos, como é o caso do sistema "canister".

Utilizações do sistema "sump": Capacidade e volume de água

Um tanque adicional, como o que o "sump" providencia, oferece outros serviços importantes, aumentando a capacidade de volume de água de toda a configuração. De acordo com Melev's Reef, o aumento da capacidade em um aquário de água salgada "dilui a acumulação de poluentes e ajuda a evitar problemas que ocorrem rapidamente em tanques sem o sistema 'sump". Isso é algo que o filtro "canister" não pode fazer, independentemente da sua capacidade de filtragem.

Combinação dos dois

O "sump" pode ser combinado com um sistema "canister", já que um "canister" também possui uma bomba e, portanto, cumpre a exigência do "sump" de bombear e sugar a água. A combinação desses dois equipamentos é muito simples, bastando colocar o filtro "canister" no tanque externo do "sump", e não no aquário principal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...