Mais
×

Comparação entre gluconato e cloreto de cálcio

O cálcio é o metal mais comum no corpo humano. As mulheres que sofrem com osteopenia ou osteoporose precisam fazer suplementação, como com cloreto de cálcio ou gluconato de cálcio.

Cálcio: deixa ossos fortes e corpos saudáveis (Image by Flickr.com, courtesy of woodley wonderworks)

Estruturas químicas

O cloreto de cálcio, fórmula química CaCl2, possui a estrutura simples Cl-Ca-Cl e o gluconato de cálcio, cuja fórmula química é CaC12H22O14, possui a estrutura: 2[C2HOH-4(CH0H)-COO]Ca.

Diversos usos

Além de seu uso como suplemento, o cálcio é utilizado no tratamento de hipocalcemia, para equilibrar superdosagem de sulfato de magnésio e para diminuir a probabilidade de arritmia cardíaca em hipocalemia. Ele também é útil no tratamento de queimaduras com ácido fluorídrico.

Via oral

O cloreto de cálcio dissolve rapidamente e tem de baixo custo, mas tem sido indicado que causa irritação no aparelho gastrointestinal ou produz ulcerações.

Via intravenosa

Para administração intravenosa, o gluconato de cálcio é preferível, pois produz menos necrose tecidual em caso de vazamento (extravasão).

Tópico

Queimaduras por ácido fluorídrico concentrado respondem de forma positiva a uma mistura de gel de gluconato de cálcio 2,5%.

Advertência

O gluconato de cálcio causa menos problemas gastrointestinais. Existe uma alergia rara a ele, no entanto, que causa dificuldade respiratória e/ou inchaço nos lábios, língua ou face. Se isso acontecer, o uso do medicamento deve ser interrompido e um médico precisa ser consultado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article