on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Comparação entre laca líquida transparente e acríclico

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando a pintura se torna um hobby, pode levar algum tempo para entender as diferenças entre os vários tipos de tintas e outros materiais. Frequentemente, os materiais que funcionam melhor para o seu estilo são descobertos por tentativa e erro. Distinguir laca líquida transparente de acrílico algumas vezes é difícil simplesmente porque eles podem ser misturados.

Misture a tinta com água para ver se ela tem base de acrílico (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Laca líquida transparente

A Laca é uma solução de materiais que formam um filme, naturais ou sintéticos, geralmente aplicados como uma camada ornamental ou protetora, de acordo com a enciclopédia Columbia. É usado como camada protetora em carros, móveis, tecidos, metais e pinturas. Existem lacas coloridas, mas elas são em sua maioria transparentes. Outros nomes usados para se referenciar à laca incluem esmalte, verniz, polimento e acabamento.

Loading...

Acrílico

O "Dictionary of Twentieth-Century Art" define o acrílico como uma tinta sintética moderna, feita com uma resina derivada do ácido acrílico, que combina algumas propriedades de óleos e tintas a base de água. A tinta acrílica pode ser aplicada em uma variedade de materiais e seca muito rapidamente, o que a torna mais difícil de remover do que tintas à base de óleo. Ela varia em cores e, apesar de ser tipicamente um pouco transparente, é possível encontrar tons metálicos e fluorescentes de cores intensas nas tintas acrílicas.

Confusão

De certa forma, o acrílico é também um tipo de laca, já que o termo se refere a substâncias usadas em tintas que também estão presentes em lacas acrílicas. No passado, especialistas acreditavam erroneamente que as tintas eram feitas de laca quando formuladas com solventes químicos, ou de acrílico, quando a água era usada como solvente. No entanto, alguns produtos são feitos de ambos, tanto acrílico quanto laca, e não são 100 % à base de água.

Diferenças

A diferença principal entre uma laca transparente e um acrílico é que o líquido transparente é usado primariamente para adicionar uma camada protetora, enquanto o acrílico pode ser combinado ao líquido transparente ou existir por si mesmo para adicionar coloração a um objeto. Devido às propriedades naturais do acrílico, ele age como uma laca, adicionando uma camada protetora a um objeto. Finalmente, um líquido claro não tem cor e é transparente quando seco, enquanto uma tinta acrílica pode ser tanto transparente quanto opaca, dependendo de sua coloração, tom, e quantidade utilizada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...