Comparação entre lâmpadas fluorescentes e LED

Escrito por maxwell payne | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparação entre lâmpadas fluorescentes e LED
As lâmpadas de LED, fluorescentes e CFL são muito eficientes, diferindo apenas quanto à vida útil e consumo de energia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Iluminação LED e iluminação fluorescente são apenas dois dos vários tipos de tecnologias de iluminação disponíveis. Ambas têm suas próprias vantagens e desvantagens. Um ponto chave em que elas diferem é em relação ao consumo de energia e vida útil. Comparar a iluminação LED e a fluorescente requer a compreensão de algumas importantes especificações.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

As luzes de LED são díodos emissores de luz e são encontradas tanto como diodos individuais, como em uma lanterna, como um aglomerado de diodos, os quais formam a lâmpada. A iluminação fluorescente existe em dois tipos principais: tubo de iluminação e CFL (iluminação fluorescente compacta). As luzes fluorescentes podem variar em tamanho, desde as lâmpadas com múltiplos tubos alongados até as compactas, do tamanho de uma lâmpada padrão.

Vida útil

Lâmpadas LED podem durar mais de 60.000 horas, antes que sejam substituídas. Já as fluorescentes, principalmente as lâmpadas CFL, podem durar cerca de 10.000 horas antes de precisarem ser trocadas. Seria preciso substituir a lâmpada de CFL comum 6 vezes para se igualar à vida útil de uma lâmpada de LED.

Consumo de energia

Lâmpadas LED usam aproximadamente metade da potência da iluminação fluorescente, cerca de 6 watts de energia versus 14 watts de uma lâmpada CFL. Para completar a vida útil de em uma lâmpada de LED, é necessário cerca de 340 quilowatts-horas de eletricidade. Lâmpadas CFL com uma vida útil de 60.000 horas (6 lâmpadas) usariam cerca de 840 quilowatts-hora de eletricidade, segundo o site Product Dose, que comparou especificações de diferentes lâmpadas. No que diz respeito à eficiência energética, lâmpadas de LED são cerca de 5 vezes mais eficientes que a iluminação fluorescente, segundo o site MegaVolt.

Capacidade de iluminação

A opção pela LED é ideal para uma iluminação direcional. Essa iluminação é utilizada em luzes como lanternas e lâmpadas de mesa. A luz é focada para onde a lâmpada estiver apontada, ao invés de abranger uma área maior. Os diodos emissores de luz são também encontrados em faróis de veículos e dispositivos eletrônicos para luzes de status.

Já as lâmpadas fluorescentes são ideais para iluminação completa de quartos, com as de tubos compridos para os quartos grandes, tais como armazéns, onde o foco de luz não é necessário. E as lâmpadas CFL são úteis para uso doméstico e iluminação de quartos e salas de estar.

Considerações

Os dois tipos de iluminação são muito eficientes quando comparados às tradicionais lâmpadas incandescentes. No entanto, a tecnologia LED custa mais que a CFL e a fluorescente.

Um outro diferencial se refere à composição das lâmpadas. As lâmpadas CFL e as fluorescentes contêm pequenas quantidades de mercúrio, que pode ser venenoso se a lâmpada estiver quebrada. As LEDs não contêm mercúrio ou gases nocivos. E elas também são mais duráveis que as lâmpadas fluorescentes, devido ao seu tamanho compacto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível