Mais
×

Comparação entre volume e peso para terra de envasamento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Terra de envasamento e produtos para correção de solos nem sempre são medidos da mesma forma pelos autores de livros sobre jardinagem e fabricantes dos produtos. Existem algumas fórmulas e regras gerais de conversão para que você não precise de uma calculadora sempre que for a uma loja de jardinagem.

Padrões de medida de volume podem te deixar tonto (measuring cup image by Antonio Oquias from Fotolia.com)

De peso para volume

Materiais como terra de envasamento, adubo e cobertura vegetal são normalmente vendidos a peso. As medidas normalmente são dadas em gramas ou quilogramas. A área ocupada por um quilograma de terra ou adubo pode variar de 710 a 835 centímetros cúbicos, podendo ser maior se o material for mais leve ou "fofo", como a cobertura vegetal. Quando estiver trabalhando em projetos de jardinagem pequenos, você frequentemente vai encontrar instruções em centímetros ou decímetros cúbicos para medir esse tipo de materiais. O autor não está tentando te confundir, ele está assumindo que você tem mais acesso a formas de medir os materiais pelo volume. O que determina a conversão de grama ou quilograma para centímetro cúbico ou metro cúbico é a densidade do material, o que para terra varia de em torno de 1,2 g/cm 3 (ou 1200 kg/m 3) a 1,4 g/cm 3 (ou 1400 kg/m 3), podendo ser menor ou maior dependendo do material. Dividindo-se o peso do material pela densidade, obtemos o volume dele.

De metros para centímetros

Para converter os valores entre os derivados do metro, principalmente decímetro (dm) e centímetro (cm) é preciso lembrar que 1 m equivale a 10 dm e a 100 cm. Para área, a conversão fica, 1 m 2 equivale a 100 dm 2 e a 10.000 cm 2 e, para volume, 1 m 3 equivale a 1.000 dm 3 e a 1.000.000 cm 3.

De metros para litros

A maior parte das pessoas está acostumada a medir volume por litros e suas frações (mililitros, mL, principalmente), por isso é mais fácil encontrar formas de medir volume nessa unidades. Para converter unidades em derivados de metro cúbico para derivados de litro é preciso lembrar que 1 cm3 equivale a 1 mL e que 1 dm3 equivale a 1 L.

Calculando o volume para recobrir uma área

Para calcular quanta cobertura vegetal é necessária para cobrir um canteiro de flores, ou quanta terra você precisa para preencher um canteiro de flores elevado, meça o comprimento e a largura da sua área em metros. Depois meça a profundidade, converta a uma fração de metros e multiplique a fração pela área. Por exemplo, se você tem uma canteiro novo no seu jardim que tem 1,2 metros de largura por 3,6 metros de comprimento e 45 centímetros de profundidade (0,45 m), isso equivale a 4,77 metros cúbicos.

Conversor online

Se sua cabeça já está girando, a internet vai ajudar. Nas referências está uma página de um conversor online no qual você pode colocar qualquer padrão de medida e ele faz a conversão em qualquer unidade de volume desejada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article