Comparando drama e comédia no teatro

Escrito por nicole schmoll | Traduzido por lúcia collischonn de abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparando drama e comédia no teatro
Aprenda sobre a diferença entre comédia e drama. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Comédia e drama são gêneros históricos de teatro. Ambos se formaram do teatro grego antigo há mais de 2500 anos. Os estilos são contrastantes e tem sido levados para filmes, séries de televisão ou programas como comédias, sitcoms e dramas. Aprender sobre as similaridades e diferenças entre os dois irá ajudá-lo a apreciar melhor essas formas de arte históricas.

Outras pessoas estão lendo

Tragédia

A tragédia grega começou como uma forma de arte por volta de 535 a.c. As primeiras eram baseadas em personagens divinos que pareciam ter vidas perfeitas, até que o destino ou um inimigo mudassem suas circunstâncias drasticamente, causando tumulto e pondo fim a suas vidas idílicas . A esperança é mantida durante toda a tragédia básica. De alguma forma o herói irá triunfar; Entretanto, ao fim, ele falha e a peça ou a história termina em tragédia. O enredo é focado nas reações dos personagens às circunstâncias trágicas que os assolam. Luta, sofrimento e tristeza são elementos comuns deste gênero. O herói em uma tragédia tem uma falha de caráter que faz com que cometa erros de julgamento, levando a sua ruína ou à morte.

Drama

De uma certa forma, tanto comédias quanto tragédias são dramas pois ambos os gêneros são atuados em palco ou como filme. Hoje, o drama se refere a um gênero que é sério, sombrio ou triste em sua natureza. Assim como uma tragédia, o herói da história acaba se encontrando em circunstâncias calamitosas e o enredo se desenvolve na reação dele na ocasião . A esperança é mantida do início ao fim e, diferentemente da tragédia, o herói consegue alguma forma de triunfo, superando as circunstâncias que ameaçavam destruí-lo no início do drama.

Comédia

A comédia começou 50 anos depois da tragédia no teatro grego antigo e eram apresentadas em teatros ao ar livre. Diferentemente de dramas e tragédias, as comédias são mais leves e não são sérias. Elas se centram em um personagem comum que enfrenta algum problema na vida e que é totalmente falho. Diferentemente de um herói na tragédia, ele é um ser humano que comete muitos erros e que, por causa de seus defeitos, se encontra em situações que põe o mundo de cabeça pra baixo e criam humor escandaloso. Alta comédia consiste em sátira, que critica a vida, enquanto comédia baixa introduz mecanismos de enredo como identidade equivocada e mal-entendidos para criar situações engraçadas.

Forma mista

Uma quarta categoria de peça chamada forma mista combina elementos do drama e da comédia para criar uma experiência no meio das formas clássicas. O drama heroico é uma forma mista que apresenta personagens heroico em situações extremas que resultam em finais felizes. Melodramas são dramas musicais que apresentam circunstâncias sérias com finais felizes. Muitos programas de televisão são melodramas e apresentam personagens bons ou maus bem definidos onde o mal é sempre vencido pelo bem. Tragicomédias são como melodramas mas mais complexos e com situações obviamente engraçadas misturadas juntas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível