Como comparar e contrapor dois livros

Escrito por christine lebednik | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como comparar e contrapor dois livros
Comece um projeto comparando e contrapondo dois livros ao escolher as obras, um autor ou um tema primeiro, depois os livros apropriados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quando você compara a relação entre dois livros, você aborda um ou mais pontos nos quais os livros apresentam semelhanças. Ao contrapor a relação entre dois livros, aborda-se um ou mais pontos nos quais os livros apresentam distinções. As instruções do projeto devem definir bem especificamente os livros e os contrastes e comparações a serem levados em consideração, ou devem fornecer escolhas consideráveis. O resultado do projeto geralmente involve um ensaio ou relatório. Quanto maior for a liberdade, mais escolhas você terá antes de começar o projeto.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Livros
  • Material de escrita/processador de texto

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Leia o primeiro livro e depois o segundo livro. Volte ao primeiro livro agora que você conhece a informação em ambos os livros e releia para fazer anotações sobre semelhanças e diferenças. Releia o segundo livro para fazer anotações similares.

  2. 2

    Explore, ao comparar e contrapor livros por dois autores que escreveram durante períodos literários diferentes, se os livros retratam valores similares ou distintos. Se forem diferentes, avalie se isto sugere valores passageiros associados a uma cultura específica ou simplesmente a diferença de interesse pessoal entre os autores. Se forem semelhantes, considere se isto sugere que os temas compartilhados ilustram valores duradouros ou se simplesmente refletem uma coincidência de interesse pessoal entre os autores.

  3. 3

    Analise, ao explorar livros por dois autores diferentes que escreveram ficção por volta da mesma época, se os dois livros apresentam similaridades ou diferenças de estilo, e se uma similaridade sobre qualquer aspecto do livro sugere que o estilo comum deriva da tessitura da cultura na qual trabalharam os autores. Também procure por características como o vocabulário do período e personagens estereotipados em oposição a personagens realistas.

  4. 4

    Aborde, ao comparar duas obras de ficção de um mesmo autor, o desenvolvimetno de personagens nos romances de juventude em oposição a um romance de maturidade na carreira do escritor. Reflita se os dois romances do mesmo autor indicam uma preferência dele por narrativa em primeira ou em terceira pessoa ou a voz "eu" em oposição a "ele/ela", ou se não parece haver preferência por ponto de vista.

  5. 5

    Compare, ao examinar um livro de não-ficção e um livro de ficção de um mesmo autor, semelhanças e distinções no estilo linguístico entre uma obra informativa e um romance como um outro exemplo. Examine, para um livro de ficção e não-ficção por um mesmo autor cristão que escreva os dois gêneros, como Liz Curtis Higgs ou Max Lucado, diferenças no modo como o autor retrata os mesmos temas bíblicos, os temas nos romances contrapondo-se a um livro cuja intenção é explicar os fundamentos dos eventos bíblicos, ou um livro baseado nas homilias congregacionais de um pastor.

  6. 6

    Delineie um ensaio ou relatório de uma maneira lógica baseado em suas notas sobre diferenças e semelhança entre os livros. Você pode explorar um aspecto da diferença ou semelhaça para um livro inteiro, então para todo o outro livro. Pegue também um trecho em particular de cada livro e examine semelhanças e diferenças que aquele trecho ilustra, e, em seguida, repita isto para diferentes trechos ilustrando uma área de comparações e contrastes.

  7. 7

    Escreva seu ensaio à mão e digite no computador depois, ou escreva seu texto de comparação-contraste diretamente num processador de texto, se você se sentir mais confortável deste jeito. Assegure-se de digitar o relatório ou artigo de modo a incorporar quaisquer notas ou bibliografia apropriadas, isto é, uma lista de referências incluindo os dois livros que você está comparando e contrapondo, depois de concluir a dissertação principal de seu relatório ou ensaio.

  8. 8

    Revise, se você estiver fazendo o projeto comparação-oposição como um projeto formal. Identifique quaisquer mudanças, revisões ou correções de gramática, ortografia e erros tipográficos que deseje fazer. Faça as alterações e reimprima o documento. Entregue o ensaio ou relatório comparação-oposição ao seu professor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível