Como comparar e opor teorias de Piaget e Kohlberg

Escrito por rebeca renata | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como comparar e opor teorias de Piaget e Kohlberg
Estudante em uma biblioteca (Jetta Productions/Lifesize/Getty Images)

Jean Piaget foi um psicólogo desenvolvimentista suíço nascido em 1896, que ficou famoso por suas teorias sobre desenvolvimento infantil. As teorias de Piaget focalizavam o desenvolvimento cognitivo e moral das crianças à medida que elas interagiam com seu ambiente biológico. Ele foi o primeiro a incrementar o conceito de que as crianças se desenvolvem em estágios específicos. Lawrence Kohlberg foi um psicólogo desenvolvimentista americano nascido em 1927 cujo foco primordial foi em como as crianças desenvolvem um sentido de moralidade. As teorias de Kohlberg são baseadas nas de Piaget, embora elas difiram bastante, inclusive na abordagem.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Considere a teoria de Piaget sobre desenvolvimento moral. Explique que, para ele, o desenvolvimento moral ocorre em dois estágios distintos. A ideia é que as crianças pequenas acreditam que as regras são ditadas ou pelos pais ou por Deus. Elas baseiam seus julgamentos morais mais nas consequências do que nas intenções. Esclareça que, para o psicólogo suíço, essa maneira de pensar sobre moralidade muda para as crianças por volta dos 10 anos, quando elas começam a entender que a moral é baseada nos seus próprios julgamentos e intenções. Explique que a questão é que as crianças se movem de um julgamento concreto de moralidade para um mais abstrato, no qual percebem que as regras não são absolutas, mas uma maneira de os humanos cooperarem e conviverem uns com os outros.

  2. 2

    Observe a teoria de Kohlberg sobre desenvolvimento moral. Note que ele a construiu sobre a teoria de Piaget, mas oferece uma compreensão mais sofisticada da moral infantil, em um modelo de seis estágios. Compare isso com o modelo de dois estágios do psicólogo suíço. Repare que, como seu antecessor, Kohlberg viu crianças começando a compreender a moralidade quando tiveram de lidar com regras e consequências. Observe, também, que ele acreditava que as crianças lutam, com o tempo, com problemas ligados à moralidade, como direitos individuais, relacionamentos, ordem social e universalidade. Note que a teoria do psicólogo americano oferece mais detalhes e um entendimento mais profundo do desenvolvimento humano da moralidade que a de Piaget.

  3. 3

    Compare o trabalho de Kohlberg com o de Piaget como teóricos de estágios. Piaget foi o primeiro psicólogo a postular a teoria do estágio de desenvolvimento cognitivo. Para ele, as crianças se desenvolvem intelectualmente de uma maneira hierárquica, em quatro estágios específicos, partindo da infância para a adolescência. Compare isso com os cinco estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg. Estes também são hierárquicos, mas diferentemente dos de Piaget, não especificam categorias de idade. Note que os estágios de Kohlberg também permitem o desenvolvimento da moral por toda a vida, não apenas até a adolescência. Para ele, os estágios de desenvolvimento moral brotam da socialização, isto é, as interações com os pais, professores e pares levam à compreensão individual do que é moralmente certo ou errado. Compare isso com a teoria de Piaget de desenvolvimento cognitivo na qual a inteligência se desenvolve em conjunto com o desenvolvimento biológico.

Dicas & Advertências

  • Embora a teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget fosse baseada no crescimento biológico, ele não acreditava que uma criança pudesse se desenvolver vivendo isolada. Para ele, esses passos se completavam em conjunto com pais, professores e pares.
  • Kohlberg foi criticado por sua teoria de moral avançada, inclusive pela crença de que certos princípios morais são universais. Os críticos citam especificamente sua crença de que os valores encontrados em grandes líderes morais deveriam, de tempos em tempos, ser colocados acima das leis ou das regras básicas da sociedade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível