Como comparar perfumes

Escrito por ally laconi | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como comparar perfumes
Tantos perfumes e tão pouco tempo (Collection of the perfumes image by Yuriy Rozanov from Fotolia.com)

Em um mundo perfeito, você teria um perfume para combinar com cada roupa. Até lá, entender as famílias olfativas, notas e concentrações ajudarão a decidir qual o perfume certo.

Famílias olfativas

Cada perfume pertence a uma família de fragrâncias - um grupo ou categoria que divide certas notas ou características. Tradicionalmente, os perfumes femininos caem em uma das cinco categorias: oriental, floral, chipre, cítrico e fougere.

Os perfumes orientais tradicionalmente contêm notas de âmbar, incenso, resinas e especiarias. Os orientais modernos, também chamados de Gourmands, empregam notas "comestíveis" como baunilha, chocolate, xarope de bordo ou mesmo café.

Os perfumes florais, obviamente, enfatizam as notas florais. As mais populares incluem jasmim, rosas, lírios e junquilhos.

As fragrâncias chipre, ou amadeiradas, se baseiam no aroma do musgo de carvalho, e podem incluir outras notas amadeiradas. A bergamota é tradicionalmente usada para dar equilíbrio ao aspecto terroso destes perfumes.

Como o nome sugere, limas, laranjas e outras frutas cítricas são os protagonistas quando se tratam de perfumes da família cítrica, apesar de algumas notas verdes e amadeiradas também aparecerem frequentemente.

A família Fougère (samambaia, em francês) tem este nome graças ao Fougère Royale, a primeira composição desta família, introduzida em 1882 por Houbigant. Estes perfumes se baseiam numa combinação de notas de madeiras, lavanda e cumarina, para efeitos mais suaves. Também podem ser adicionadas notas cítricas, baunilha, especiarias, madeiras, florais e herbais.

Notas de cabeça, coração e fundo

As notas de cabeça de um perfume são a sua introdução, a primeira impressão que se tem ao borrifar-se com ele. Essas notas geralmente evaporam dentro de 5 a 30 minutos, abrindo caminho para as notas de coração. Estas são as que definem o verdadeiro caráter do perfume, e sua classificação em famílias olfativas é baseada nessas notas. Elas podem estar sutilmente evidentes ao se aplicar o perfume, mas levarão ao menos de 10 a 30 minutos para se apresentarem plenamente. As notas de fundo criam a parte final do perfume, geralmente com um aroma mais quente ou mais suave que permanece na pele depois que as notas de cabeça e coração desaparecem.

Ao experimentar e comparar diferentes perfumes, você começará a descobrir de quais notas ou composições você gosta mais e quais tendem a funcionar melhor com seu estilo e a química do seu corpo.

Concentração dos perfumes

Um perfume (ou "parfum") é geralmente o aroma mais forte, ou mais concentrado, que você pode comprar - tipicamente contendo de 15 a 25% de óleo de perfume dissolvido em álcool. As duas concentrações mais populares, "eau de parfum" e "eau de toilette", contêm de 8 a 15% e 4 a 10% de óleo de perfume, respectivamente. Apesar de geralmente se pensar que o termo "colônia" se refere a fragrâncias masculinas, o termo "eau de cologne" na verdade quer dizer que o produto é uma mistura de 2 a 5% de óleo de perfume com álcool. A chamada "eau fraiche" é a fragrância mais fraca, contendo 3% ou menos de óleo de perfume.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível