Como comparar os quatro casamentos do livro "Orgulho e Preconceito"

Escrito por petra turnbull | Traduzido por mariana korman
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como comparar os quatro casamentos do livro "Orgulho e Preconceito"
Jane Austen coloca o casamento como tema central em "Orgulho e Preconceito" (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A questão do casamento é o tema central no clássico romance satírico "Orgulho e Preconceito", escrito por Jane Austen e publicado pela primeira vez em 1813. O trecho que abre o livro diz: "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro na posse de uma boa fortuna deve estar precisando de uma esposa". O romance conta a história da família Bennet e as tentativas de encontrar maridos adequados para as cinco filhas. Narrado principalmente a partir da perspectiva de Elizabeth Bennet, o livro apresenta quatro cerimônias de casamento, incluindo o de Elizabeth com o sr. Darcy. Os diferentes casamentos podem ser mais facilmente comparados se for organizada uma tabela.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel
  • Caneta

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Monte uma tabela com quatro colunas e linhas e escreva os nomes dos quatro casais na linha superior: Charlotte Lucas e sr. Collins, Lydia Bennet e sr. Wickham, Jane Bennet e sr. Bingley, Elizabeth Bennet e sr. Darcy.

  2. 2

    Escreva "personagem" à esquerda da primeira linha e defina os principais traços de personalidade sobre aqueles listados na linha superior. Abaixo de Charlotte e do Senhor Collins você pode mencionar a tolice dele e o pensamento calculado e ponderado dela, enquanto Lydia e o Senhor Wickham podem ser definidos pela imprudência e falta de consideração pelos outros. Jane Bennet e sr. Bingley podem ser descritos pelo seu bom caráter, mas também por serem influenciados pelas outras pessoas. As personagens de Elizabeth e do sr. Darcy são as mais complexas de analisar, já que suas personalidades são continuamente desenvolvidas ao longo da história, mas as palavras "orgulho" e "preconceito" podem avaliá-los bem.

  3. 3

    Inicie uma nova linha abaixo da caracterização, escrevendo "namoro" nela. Analise os procedimentos de namoro cada casal. Leve em consideração como os casais se conheceram, a quantidade de tempo gasto nessa fase e os obstáculos que os casais tiveram antes do casamento.

  4. 4

    Escreva "razões" na linha abaixo de "namoro" e descreva o que foi levado em consideração antes de cada membro da lista concordar em se casar com o parceiro de sua escolha. Determine o papel que o amor, a segurança financeira, a felicidade e o respeito representaram na decisão de cada um, e como a posição da sociedade em relação à instituição do casamento influencia as decisões de cada personagem.

  5. 5

    Escreva "perspectivas" na próxima linha e reflita sobre o futuro possível para cada casal com base nas informações dadas pela autora. Ao especular sobre o futuro, leve em consideração as prováveis situações financeiras​​, a influência de outros membros da família e o olhar da sociedade sobre cada um dos casais. Pergunte a si mesmo o quão feliz cada casal será e quão estável a relação permanecerá nos anos seguintes.

  6. 6

    Faça um resumo de suas descobertas em alguns parágrafos abaixo da tabela. Ao descrever as diferenças entre os casamentos, pense nos aspectos históricos e em como a sociedade encarava o casamento na época em que Jane Austen escreveu. Você também pode estabelecer comparações entre os quatro casamentos em "Orgulho e Preconceito" e o significado do casamento, tal como é apresentado tradicionalmente ou em votos de casamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível