Mais
×

Comparativo entre cartões SD SanDisk e Lexar

Existem muitas opções de cartões de memória no mundo da fotografia digital. Muitos fatores devem ser considerados ao decidir qual cartão de memória é o melhor para um determinado tipo de câmera. A Lexar e a SanDisk são dois dos maiores fabricantes do mundo de cartões de memória. Ao comparar a velocidade, a qualidade e o tamanho dos cartões de memórias que eles fabricam, certamente a escolha do cartão que atende às suas necessidades será mais fácil.

Cartões de memória para câmeras digitais (Image by Flickr.com, courtesy of Daniel Sancho)

História

Tanto a SanDisk quanto a Lexar possuem sede próximo ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. A SanDisk (que já se chamou Sundisk Corp.) foi fundada em 1998 e é uma fabricante de produtos e dispositivos de armazenamento baseados em memória NAND Flash para os mercados profissional e consumidor, além de ser uma fornecedora de sistemas para os mercados industrial e militar. De acordo com a revista Business Week, a SanDisk emprega 3.565 pessoas e atende ao mercado global.

A Lexar, por outro lado, emprega 325 pessoas, de acordo com a mesma fonte, e também atende ao mercado global. Ela foi fundada em 1996 e produz primariamente produtos baseados em memória flash, NAND e DRAM para os mercados consumidor e profissional. Ela vende principalmente memória para computadores, câmeras digitais, jogos e outros eletrônicos de consumo.

Produtos

Tanto a SanDisk quanto a Lexar possuem linhas de produto profissionais e para consumidores comuns. A SanDisk possui uma linha completa de cartões de memória de vários formatos, com velocidades e capacidades para atender às necessidades de amadores e profissionais. Também oferece leitores de cartões para diversos tipos de cartões de memória e outros periféricos, mas a linha de leitores de cartões de alta performance é pequena.

A Lexar também oferece várias opções de velocidade e capacidade, para amadores e profissionais, mas o foco está no consumidor profissional, com uma linha maior de leitores de cartões de alta performance com mais opções de velocidade e conexões. A Lexar, de modo geral, possui mais produtos e opções para profissionais.

Características

Tanto a Lexar quanto a SanDisk oferecem cartões SD, Memory Stick e SDHC, com tamanhos até 32 GB. A SanDisk possui mais opções de cartões Compact Flash do que a Lexar, sendo que a Lexar, em 2009, oferecia Compact Flash apenas até 16 GB, e a SanDisk chega a até 64 GB.

Para os fotógrafos de eventos esportivos ou que querem tirar várias fotos em sequência, é importante usar um cartão de alta velocidade de gravação. Se um cartão mais lento for usado, o fotógrafo pode perder algumas oportunidades de fotos e, consequentemente, dinheiro. A velocidade de gravação reduz o tempo até que a imagem possa ser processada. Tanto a Lexar quanto a SanDisk oferecem cartões com velocidades até 600x.

Custo

O custo é a principal diferença entre as duas, pois a Lexar costuma ser mais barata em todos os segmentos.

Confiabilidade

Ambas as empresas fabricam cartões confiáveis, o que é fundamental para profissionais. A Lexar oferece um aplicativo de resgate de imagens, o Image Rescue, que permite que o usuário recupere suas fotos caso o cartão pare de funcionar. Ambas oferecem garantias limitadas e suporte gratuito para todos os produtos, fornecendo termos de garantia, suporte em tempo real, perguntas frequentes e suporte por e-mail. A SanDisk também possui fóruns de todos os produtos.

Resumo

A SanDisk atende principalmente ao fotógrafo amador e semiprofissional, mas tem uma maior variedade de cartões de memória de capacidades mais altas. A Lexar possui mais produtos para profissionais, tanto cartões quanto acessórios. Seus cartões possuem capacidade menor, mas ela está sempre tentando melhorar a linha de produtos e atender às necessidades dos fotógrafos. As duas empresas fabricam produtos de qualidade.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article