×
Loading ...

Comparativo entre piso laminado claro e escuro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O piso laminado lhe permite obter a aparência de madeira de lei, sem todo o trabalho e despesa normalmente envolvidos em um projeto como esse. Os painéis laminados ou tábuas lhe permitem instalá-las por conta própria e normalmente são pré-acabadas, então, você não precisa gastar dinheiro e tempo polindo-os. Estude as amostras laminadas onde você assentará o piso para ter uma ideia exata de como ficará a aparência de cada cor no espaço.

O piso laminado claro reflete a luz e energiza o cômodo (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Limpeza

A escolha da cor do piso laminado depende de quanto movimento ele receberá e quantas vezes você está disposto a limpá-lo. Cores muito claras ou escuras tendem a mostrar pó e sujeira antes que as cores de tom médio. A textura e o modelo também contribuem para a quantidade de sujeira exibida. A cor laminada com textura mais leve ou menos visível não esconde a sujeira tão bem como um piso com textura bastante visível. Entretanto, isso pode ser um problema menor caso seu piso fique localizado em uma área com pouco movimento. Os pisos de madeira escura também desbotam mais lentamente que os tons mais leves, porque absorvem mais luz.

Loading...

Esquema de cores

Estude o esquema de cores do cômodo para ajudá-lo a decidir entre o piso laminado claro ou escuro. Se você procura um elegante contraste formal para sua cozinha com todos os armários e bancadas brancas, pisos escuros acrescentam esse toque, mantendo a sensação de luxo. As madeiras claras, como os laminados de cor de bambu, contrastam bem com móveis de acabamento natural ou de metal e podem iluminar um cômodo com móveis mais escuros.

Estilo de design

Diferentes cores de piso laminado fornecem um estilo diferente ao design do cômodo. As cores de bambu e faia dão uma aparência contemporânea, assim como os tons escuros juntamente com armários e bancadas com linhas simples e superfícies reflexivas. Os tons médios, como carvalho ou madeira do bordo, dão uma sensação mais tradicional, enquanto o mogno ou nogueira acrescentam um toque formal de luxo. A aparência final também depende do quão contemporâneo, tradicional ou rústico o design do quarto é, bem como seu esquema de cores e a cor das mobílias. Para um toque eclético, escolha uma cor laminada que vai contra alguma coisa do estilo geral do cômodo, depois acrescente pequenos toques decorativos que imitam o estilo do piso, isto é, contemporâneo ou tradicional, por exemplo.

Clima do ambiente

As cores do piso laminado podem mudar o clima inteiro de um cômodo. Assim como o mogno ou nogueira podem deixar um cômodo com aparência de luxo, também podem aquecê-lo, fazendo-o parecer aconchegante e envolvente. Isso pode funcionar bem em um cômodo com cores frias, como branco, verde ou azul, especialmente, em um cômodo grande que precisa de um toque caseiro. Os pisos mais claros podem trazer energia e uma sensação de frescor ao cômodo, especialmente em contraste com cores fortes ou tonalidades neutras cremosas. Também refletem a luz nos cômodos com pouco ou nada de sol. Acrescente espelhos para intensificar o efeito.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...