Comparativo de marcas de caiaque

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparativo de marcas de caiaque
Para escolher o melhor caiaque, é preciso levar em conta as necessidades do comprador (Noel Hendrickson/Photodisc/Getty Images)

Quando surgiu, no norte da Groelândia, o caiaque era apenas a embarcação que os esquimós usavam para pescar e trazer comida para casa. Na década de 1970, o caiaque foi levado às grandes cidades litorâneas, onde passou a ser utilizado para a prática de esportes radicais, sobretudo porque sua estrutura faz com que a embarcação atinja grandes velocidades. Para suportar o atrito com a água e pedras subaquáticas, o caiaque, que era construído com madeira e peles de animais, passou a ser feito com fibra de vidro e plástico especial, o polietileno. Conheça nossas dicas para escolher entre as três principais marcas e modelos de caiaque e aproveite para cair na água com emoção e estilo.

Outras pessoas estão lendo

Escolhendo o melhor modelo

Para escolher o melhor caiaque, é preciso levar em conta as suas necessidades. A primeira pergunta é: onde o caiaque será utilizado? Diferentes caiaques servem para diferentes propósitos de navegação. Um caiaque mais resistente é necessário para a prática do esporte em quedas d'água. Já um caiaque para enfrentar as ondas do mar precisa ter o cockpit maior e ser mais estável. Outra pergunta relevante é: qual a distância a ser percorrida? Se o trajeto será curto, o caiaque pode ser mais estreito, mais leve e mais barato. Se o objetivo é fazer longas viagens de camping, o caiaque deverá ser maior e ter algum tipo de espaço extra para armazenar bagagens em geral.

Elie Sport

Os caiaques da marca Elie Sport permitem navegação em águas calmas. São modelos mais estáveis, destinados a quem quer navegar em mar com poucas ondas ou em lagos e lagoas. O cockpit tem tamanho médio, o que significa que dá para apoiar os joelhos confortavelmente no interior da embarcação. O barco é feito de polietileno, tornando-o resistente para eventuais ondas de impacto.

Funboard

Destinados ao lazer, os caiaques da Funboard são modelos interessantes para quem quer se arriscar em águas de fundo moderado. O caiaque é relativamente leve, pesando cerca de 30 quilos. A maioria deles comporta duas pessoas sentadas. Além disso, todos os modelos possuem sistema de drenagem automático. A maioria dos caiaques da Funboard possui compartimento para tubos de oxigênio (caso seu objetivo seja realizar mergulhos) e um pequeno espaço para mochilas e outros objetos. No site da empresa (em português), é possível personalizar o próprio caiaque.

Brudden Náutica

Os caiaques da marca Brudden Náutica são todos produzidos em polietileno de alta performance, o que traz resistência e leveza para as embarcações. O carro-chefe da empresa são os caiaques freestyle, especialmente o modelo Flecha. Trata-se de um caiaque dedicado à prática de slalom por conta de sua rapidez e agilidade. O slalom é a modalidade de canoagem em águas rápidas e por quedas d'água. O casco, em formato de flecha, possui uma dinâmica apropriada para gerar mais velocidade, elemento importante na hora de preparar as manobras. Trata-se de um caiaque criado para esportistas veteranos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível