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Como completar meu diário de bordo para um projeto de ciências

Você pode (e deveria) pensar no seu diário de bordo do projeto de ciências como um diário. É importante documentar cada passo do seu projeto, desde o início até o final, incluindo datas e horários, e pensamentos e reações reflexivos conforme o trabalho anda. Além disso, o diário de bordo é muito mais do que apenas uma lista de observações. Os materiais usados também devem ser anotados, incluindo trabalhos citados no trabalho final, e o que mais que possa ser necessário para alguém entender o projeto, se você não estiver lá para explicar.

Instruções

Seu diário de bordo do projeto é muito mais do que uma lista de observações (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Consiga um caderno brochura pautado, preferencialmente um que tenha espaço para rascunhos ou frases avulsas. Existem tipos preferidos pelos cientistas, mas isso não é necessário. Um caderno de capa dura é a melhor opção, já que você pode acabar tendo que trabalhar em áreas externas ou em um laboratório. Coloque uma etiqueta no caderno com o seu nome, telefone, e-mail e o nome do seu professor ou orientador.

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  2. Mantenha os registros das atividades detalhados e completos, e date cada nova entrada. Antes de começar a usar o caderno, veja se as páginas são numeradas. Escreva sempre à caneta. O lápis borra e apaga fácil, e suas anotações são registros permanentes. Divirta-se com seu caderno, e não se preocupe em errar. Não é necessário escrever frases completas (mas você deve conseguir entendê-las depois!), e se escrever uma palavra errada, risque-a depois. O propósito principal do diário de bordo é registrar os detalhes do projeto.

  3. Inclua as partes apropriadas, e em ordem: a "informação do contexto" (a) é para as anotações, trabalhos citados, e uma lista de variáveis (por exemplo os grupos de controle). Em seguida, o "método de investigação" (b) é para a colocação da tese, que geralmente inclui o problema ou a pergunta de pesquisa que o projeto visa responder, junto com uma hipótese – uma previsão de como o experimento irá se desenrolar. Aqui é possível listar os equipamentos e os materiais usados, além dos procedimentos planejados. Depois, adicione a parte dos "dados brutos e observação" (c) com tabelas, gráficos ou rascunhos se necessário. Nas "descobertas e interpretações" (d), escreva sobre o que dizem os resultados. Por fim, em "considerações finais e recomendações" (e) revele se suas hipóteses estavam ou não corretas. Não se preocupe, errar nas hipóteses não quer dizer que você falhou – apenas significa que se está praticando a boa ciência! Aqui é o espaço para dar algum conselho a alguém que queira conduzir uma pesquisa parecida no futuro.

  4. Organize seu diário de bordo como um profissional. Ser organizado (mesmo que não seja sempre ordenado) será útil mais tarde quando for procurar informações. Marcadores de página autoadesivos são bons para separar as partes da pesquisa. Talvez seja bom destacar detalhes ou frases importantes. Todos os rascunhos, fotos e artefatos devem ficar identificados e datados claramente. E não se esqueça de deixar espaço suficiente em cada parte para adicionar algo mais tarde, se necessário.

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Dicas

  • Se estiver fazendo algum tipo de pesquisa de campo (por exemplo em um local deserto ou em um barco), não se esqueça de estar de relógio antes de sair. Registrar a hora do dia pode ser crucial para esse projeto.
  • Escrever em um blog sobre seus experimentos pode ser divertido. Apenas não se esqueça de incluir todos os detalhes importantes no caderno e veja com um professor ou orientador para determinar como você pode ligar as notas escritas com as postagens do blog.

Aviso

  • Nunca use informações de outra pessoa para completar o que você não conseguiu. Isso é plágio e não irá ajudar na sua experiência de forma alguma. Se estiver com falta de informações (observações, datas e horários), mencione na parte das descobertas. Se isso afetar o resultado final da pesquisa, diga nas considerações finais e recomende sobre como evitar de cometer os mesmos erros no futuro.

O que você precisa

  • Caderno pautado
  • Blog (opcional)

Referências

Recursos

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