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Os componentes de uma ferrovia

Atualizado em 17 abril, 2017

As ferrovias apareceram pela primeira vez na Inglaterra, no século 17, e foram ainda mais desenvolvidas com a criação dos trens a vapor, por volta de 1830. Desde então, o sistema ferroviário se tornou um dos modos primários de transporte de materiais pesados e pessoas. Elas são usadas todos os dias pelo público e o comércio. Embora cada ferrovia possa servir a um propósito diferente, quase todas contêm componentes similares.

A ferrovia também pode ser chamada de via férrea ou estrada de ferro (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Trilhos

Os trilhos são, talvez, o objeto mais comum encontrado em ferrovias e os mais caros. Eles são feitos de aço e permitem que o trem corra por uma superfície lisa. O movimento e a direção do trem dependem de como os trilhos são posicionados.

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Dormentes

Os dormentes, ou travessas, são vigas retangulares encontradas por baixo dos trilhos. Elas são posicionadas horizontalmente e providenciam uma base para toda a via ferroviária. Os dormentes são utilizados para distribuir igualmente o peso do trem e manter os trilhos retos. Eles costumam ser feitos de madeira de lei ou conífera, embora dormentes de concreto, polímero e aço estejam se tornando mais frequentes.

Lastro

Os lastros são encontrados na parte de dentro de cada trilho e são utilizados para segurar duas barras de trilho juntas. O propósito deles é evitar que os trilhos se separem uns dos outros e prevenir o descarrilamento dos trens. Eles têm forma retangular e contêm furos, para serem parafusados.

Catenária

Muitas estradas de ferro modernas contêm uma catenária que corre paralela aos trilhos. Ela é posicionada logo acima da altura do trem, para que faça contato com a parte de cima dele. A catenária fornece eletricidade para o trem e permite que os passageiros utilizem tomadas elétricas enquanto viajam. As catenárias costumam ser utilizadas para locomotivas, bondes e veículos leves sobre trilhos.

Portas de plataforma

Outro item que pode ser encontrado em uma ferrovia é um sistema de portas de plataforma. Ele é composto por portas de vidro que se abrem automaticamente quando o trem está disponível para embarque e se fecham quando ele está prestes a sair da estação. As portas evitam que os passageiros caiam nos trilhos, principalmente quando há outro trem chegando. Resumindo, as portas de plataforma são um avanço recente que está sendo utilizado para prevenir acidentes e tentativas de suicídio, assim como diminuir o lixo nos trilhos e melhorar o controle climático nas estações.

Sinalização ferroviária

As estradas de ferro frequentemente incluem sinais para prevenir acidentes desnecessários. A sinalização indica ao maquinista quando se aproxima um trilho com o qual ele deve ser cauteloso ou quando há um trilho inutilizado. Outros sinais apontam instruções específicas de segurança, como não ultrapassar um trem parado. Independente do conteúdo deles, cada sinal deve ser respeitado para a preservação de vidas e o cumprimento das leis de trânsito.

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Referências

Recursos

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