Componentes da personalidade

Escrito por noelle carver | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Componentes da personalidade
A personalidade depende de como o indivíduo se vê no mundo (Elizabeth Hachem/Lifesize/Getty Images)

A identidade individual é uma necessidade básica da humanidade. Assim como segurança e proteção, inclusão, amor e liberdade, cada indivíduo precisa ter um autoconceito, uma percepção acurada de si mesmo para viver plenamente e com saúde. Conflitos de desenvolvimento, tais como questões relacionadas a racismo, gênero, preconceito e família, podem fazer com que uma pessoa desenvolva sua identidade. Eventos positivos, como ser amado e cuidado, cuidar dos outros e alcançar a realização pessoal, ajudam a moldar os componentes da personalidade em uma única fórmula.

Outras pessoas estão lendo

Valores

A personalidade atua em grande parte das escolhas de uma pessoa. Os valores que essa pessoa escolhe, como a confiabilidade, formam parte de uma identidade pessoal. Crenças também são importantes na formação da personalidade. Quando alguém acredita em um certo modo de vida, como um estilo agrário, os valores e as preocupações são moldadas de acordo com essa crença. Quando uma ação individual é aceita em um grupo, é desenvolvido um sentimento de inclusão.

Autoestima

Se uma pessoa geralmente se sente mal a respeito de si mesma e sua falta de realizações ou amizades, ela tem baixa autoestima, o que a faz se sentir indigna da vida. Muitos anoréxicos, por exemplo, têm baixa ou nenhuma autoestima e não se sentem dignos sequer de ter uma necessidade humana básica, que é a de comer. O conceito de valor de uma pessoa ajuda seus objetivos de forma a desenvolver amizades significativas, ajuda na prática da confiança e na intimidade nos relacionamentos amorosos. Sem autoestima, uma pessoa não pode ter ideia de sua identidade na sociedade ou sozinha.

Autoconhecimento

A busca pelo autoconhecimento ajuda a definir a personalidade. Sem uma resposta exata para a pergunta: "Quem eu sou?" , é impossível desenvolver a personalidade. De acordo com "The Stanford University Encyclopedia of Philosophy" (Enciclopédia de Filosofia da Universidade de Standford), cada indivíduo determina seus próprios estados mentais através de um determinado método. Alguém que esteja no controle das próprias ações é muito consciente de seu próprio estado mental - a menos que a pessoa use drogas ou sofra de alguma doença mental. Se uma pessoa diz que não entende por que toma certas decisões, não carece de autoconhecimento, mas está negando seu próprio conhecimento de si mesmo.

Cumprimento

Cada indivíduo pode estabelecer metas para si mesmo. Parte da formação da personalidade depende de, pelo menos, tentar alcançar objetivos de vida e ambições. Enquanto a personalidade baseia-se em realizações, a pessoa molda sua identidade através da compreensão e participação em passos direcionados ao sucesso. Criar um sentido estável e seguro de si mesmo, e a consciência de cuidar dos outros, molda a crença de que a pessoa é responsável por suas ações e decisões.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível