Componentes para fazer queijo

Escrito por annelies de groot Google | Traduzido por victor cruz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Componentes para fazer queijo
Muitas variedades de queijo podem ser feitas em uma cozinha caseira (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As grandes fábricas de queijo não são necessárias para variedades de queijo saborosas e convenientes. O queijo é um produto da coalhada de leite curada, cujo gosto é regulado por leveduras e culturas bacterianas específicas que crescem ao longo do tempo. O leite é coagulado, ácidos e culturas bacterianas acrescentados, coalhadas são cultivadas e envelhecidas, e o queijo é produzido. Isso tudo pode ser feito facilmente em sua própria cozinha com utensílios comuns, uma receita e um pouco de tempo.

Outras pessoas estão lendo

Ingredientes

O queijo é um produto lácteo. O leite de vaca é a sua maior fonte, mas o leite de cabras e ovelhas também é muitas vezes utilizado. Menos frequentemente, o queijo é feito a partir de lhama, iaque, búfalo, camelo e renas. Estas fontes produzem leite com diferentes teores de gordura, por isso a textura e os gostos variam. O ácido é necessário para transformar os açúcares do leite em ácido láctico. O coalho é muito usado, o peptídeo é por vezes utilizado e algumas receitas simplesmente pedem suco de limão. O sal é utilizado para diferentes fins. Algumas variedades de queijo precisam de sal para criar uma casca, algumas para solidificar a coalhada e outras para preservá-la em um processo de envelhecimento. Muitas variedades de enzimas e bolores são utilizadas para criar diferentes variedades de queijo.

Ferramentas

Além dos ingredientes, alguns utensílios comuns de cozinha são necessários para fazer queijo. Você terá que usar uma panela funda para manter o leite conforme ele coalha sobre o fogão. Também é essencial uma colher de pau para mexer a coalhada. Pano de queijo pode ser comprado nos supermercados, e é preciso para separar a coalhada do soro de leite e para a modelagem, armazenamento e envelhecimento do queijo. Moldes e prensas não são necessárias, a menos que você queira uma certa forma para o seu queijo.

Passos

Em primeiro lugar, o leite é aquecido para iniciar o processo de coagulação. O ácido é adicionado para iniciar a separação do coalho de soro de leite, e, em seguida, determinados bolores ou leveduras de diferentes variedades de queijo são adicionados. O próximo passo é separar a coalhada que se estabeleceu do soro de leite restante, e pressionar todo o soro possível da coalhada com o pano de queijo. Molde o queijo e armazene-o para o envelhecimento para os últimos passos, a menos que você esteja fazendo um queijo não envelhecido como ricota, que pode ser apreciado diretamente do fogão.

Famílias de queijo

Todas as variedades de queijo pertencem a uma família ou outra, e os nomes se referem ao método de produção e às qualidades do queijo resultante. O cottage, a coalhada e o cream cheese pertencem à família de queijo fresco coagulado com ácido. O queijo branco, queijo fresco, queijo fresco italiano e Halloumi pertencem à família de queijo fresco coagulado com coalho. A família de queijo ácido pré-aquecido é composta de ricota, Chhena e Paneer, e algumas variedades de queijo branco da América Latina. Os queijos macios ou cremosos são feta, camembert, brie e azul. A maior delas é a família de queijo lavado semiduro, que inclui, mas não está limitada a somente esses, Gouda, Edam, Colby, tijolo, Montasio, Oka e Muenster. Cheddar e pasta de queijo tipo Filata pertencem a família de queijo duro de baixa temperatura. Romano, parmesão e suíço pertencem a família de queijo duro de alta temperatura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível