on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Componentes de velocidade radial e transversal

Atualizado em 17 abril, 2017

A velocidade é um componente básico da cinética, que é o estudo dos movimentos físicos. De maneira simples, ela mede a distância coberta em um período de tempo. A velocidade é determinada pela posição relativa do observador e, dependendo da direção que um objeto se move em relação ao observador, ela pode ser separada em dois componentes diferentes conhecidos como velocidade radial e transversal.

As velocidades radial e transversal são usadas para determinar o movimento de estrelas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Velocidade como um vetor quantidade

A velocidade é um vetor quantidade, o que significa que ela não não possui apenas magnitude, mas também direção. Falar que um objeto está viajando uma distância em um determinado período de tempo não determina velocidade. Isso é, na verdade, apenas a rapidez. O vetor qualidade de velocidade se torna importante quando cálculos são realizados em objetos em movimento relativo entre si. A velocidade determina não apenas o quão rápido um objeto se move, mas também sua direção, comparada a outro objeto. Por causa disso, ela pode ser separada em dois componentes diferentes.

Loading...

Velocidade radial

A velocidade radial representa sua forma mais simples. Ela é a rapidez e direção de um objeto, em linha reta, em direção a um observador ou no sentido oposto a ele. É comumente usada nas equações básicas de cinética, determinando o quão rápido um objeto está se movendo em um sistema, particularmente quando plotado em um gráfico ou a partir de coordenadas polares. Por exemplo, determinar o quão rápido um carro está indo em uma auto-estrada resultará no valor da velocidade radial da distância sobre o tempo, em uma direção em particular.

Velocidade transversal

Pelo fato de nem todos os objetos se moverem em uma linha reta, há outros componentes de velocidades a considerar. O termo "transversal" que significa "aquilo que atravessa" e um valor de velocidade transversal é o componente desse vetor que se move no sentido radial. O elemento de velocidade entra em jogo, assim como a velocidade angular, para objetos se movendo de maneira circular. Ele também descreve o movimento de objetos viajando em um ângulo em relação ao observador, sem ir em direção ou sentido oposto a ele.

Astronomia

Velocidades radiais e transversais são geralmente separadas para descrever o movimento de corpos planetários em relação à Terra. A velocidade radial de uma estrela, por exemplo, descreve seu movimento aparente no sentido oposto ao nosso. A velocidade transversal de uma estrela descreve seu movimento aparente perpendicular a seu caminho. Pelo fato de a maioria dos corpos planetários não se moverem exclusivamente em nossa direção ou no sentido oposto a nós, ambos os componentes precisam descrever com precisão seu movimento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...