×
Loading ...

O comportamento de acasalamento de pombos

Atualizado em 20 julho, 2017

Os pombos fazem parte da família de aves Columbidae. Sua população é sustentada pela reprodução prolífica--os casais de pombos podem criar até seis filhotes por ano. Os pombos machos começar o processo de namoro, voando ruidosamente, estufando o peito e balançando suas cabeças. A principal função destes comportamentos é atrair uma parceira monogâmica.

A rola-carpideira é a espécie de pombo mais comum da América do Norte (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Corte

As pombas macho que ainda não cruzaram cortejam as fêmeas através de um voo barulhento. Após o desembarque, os machos geralmente se sentam em poleiros e soltam arrulhos de três a quatro notas longas. Além disso, os machos tentam atrair as fêmeas fazendo voos em espiral para baixo. Acredita-se que essas ações seja especificamente comportamentos característicos de acasalamento pois diminuem significativamente após os machos encontrarem um par. Uma vez que um macho se aproxima de uma parceira em potencial, ele se curvará arrulhando ao mesmo tempo. As fêmeas, então, responderão ignorando a oferta, se afastando ou permitindo a cópula.

Loading...

Alisamento

O ato de alisar é um sinal de iminente acasalamento em pombos. Eles geralmente aparam e cuidam de suas penas em primeiro lugar. Assim que terminam o autoalisamento, eles geralmente voltam sua atenção para as penas de seus parceiros. O alisar de um novo companheiro geralmente começa nas asas e constantemente se move para o pescoço e face. Quando chegam ao rosto, o comportamento muda, com os dois pombos mordiscando os bicos um do outro. Os machos, em seguida, montam na parte traseira de uma fêmea e começam o processo de acasalamento.

Nidificação

Após o acasalamento ser concluído, o levará a fêmea a uma variedade de locais de nidificação em potencial. O local escolhido é aquele ao qual a fêmea responde positivamente. O macho então entrega grama, galhos e agulhas de pinheiros para a fêmea, permitindo que ela organize o ninho. Os ninhos de pombos normalmente levam de sete a dez horas para serem construídos. Os machos têm um papel importante na defesa do ninho contra outras pombas e espécies de aves.

Proteção do ninho

Os ninhos de pombos frequentemente se deparam com a ameaça de predadores. Por isso macho normalmente fica presente ajudando a proteger os filhotes. Quando ambos os pais estão presentes, os pombinhos recém-nascidos são muito mais propensos a sobreviver. O macho adulto tem três respostas gerais, quando um predador se aproxima do ninho: ele finge uma asa quebrada (para desviar a atenção do ninho), ele voa para longe lentamente (um display de baixa intensidade), ou simplesmente foge.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...