Mais
×

Comportamento dominante em um gato macho depois da castração

Atualizado em 20 julho, 2017

Castrar um gato macho vai ajudar na longevidade do animal além de prevenir gestações indesejadas, mas a personalidade básica do seu felino não é propensa a mudar como resultado do procedimento. A faculdade veterinária na University of California, Davis, diz que os gatos castrados tipicamente não perdem suas habilidades de caça, sua jovialidade (vontade de brincar) ou seus níveis de excitação. Da mesma maneira, a castração provavelmente não vai controlar a agressividade do animal, mas vai interferir nos instintos territoriais ao diminuir a vontade de brigar com outros gatos.

Um gato castrado é menos propenso a vaguear por aí (cat image by Darren Ager from Fotolia.com)

Benefícios

Os gatos não-castrados têm uma tendência a deixar um mau cheiro para marcarem seu território. O odor forte é difícil de remover de estofamentos e carpetes. A castração de machos geralmente interrompe esse comportamento; na verdade, castrar um gato macho antes da puberdade (geralmente antes dos seis meses de idade) deve prevenir a emergência de todos os comportamentos de acasalamento, incluindo marcar o território e sair pelas ruas. Se puder ficar fora de casa, um gato não-castrado vai percorrer pela vizinhança, acasalando com fêmeas e brigando por território com outros machos. Tal comportamento costuma levar a lesões ou morte, pois o gato entra em contato com outros animais, pessoas e veículos.

Equívocos

Algumas pessoas acreditam erroneamente que gatos machos ficam preguiçosos e engordam depois de serem castrados, embora seja verdade que a diminuição nas atividades fora de casa possa significa que o gato não está se exercitando tanto quanto antes do procedimento. Você pode controlar o peso do animal ao monitorar de perto as porções de comida que ele consome. Também, de acordo com a Davis, um gato castrado ainda pode engravidar uma gata em até 49 dias depois do procedimento.

Considerações

Um gato macho que tenha sido castrado pode, na verdade, demonstrar mais afeto com humanos que os não-castrados, de acordo com um estudo citado pela Davis. O estudo também relatou que 25% dos donos de gatos sentiram que seus bichanos ficaram mais "dóceis" depois da cirurgia, embora os veterinários digam que o procedimento de castração não vai mudar os traços básicos de personalidade tais como a jovialidade (vontade de brincar) e o nível de atividade.

Custos

As taxas para castrar um gato macho podem variar de um veterinário para o outro, mas se os custos forem muito altos, muitas comunidades e organizações oferecem clínicas que fazem castrações por preços baixos ou gratuitamente. É de interesse público controlar a população de gatos, então, muitas cidades optam por oferecer os serviços de castração para que as clínicas de controle animal não fiquem superlotadas com filhotes de gatos indesejados. Para encontrar uma instituição que ofereça tais serviços, ligue para a prefeitura da cidade ou órgão de controle de animais.

Período de tempo

O procedimento da castração é a remoção cirúrgica dos testículos do gato macho, que costuma durar apenas alguns minutos; apesar disso, muitos veterinários preferem observar o gato por uma noite inteira. A maioria dos felinos voltam às suas rotinas normais dentro de alguns dias e os traços comportamentais ligados à puberdade — sair pelas ruas e liberar mau cheiros para marcar território — logo diminuem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article