×
Loading ...

Comportamento reprodutivo dos papagaios africanos cinzas

Atualizado em 21 novembro, 2016

O papagaio cinza africano é uma ave de tamanho médio com comprimento de até 30 cm e uma envergadura de até 60 cm. Coberto de penas cinzentas cor de poeira, a única exceção para o cinza é um pouco de máscara branca ao redor dos olhos e uma cauda com penas vermelha vibrantes. Eles vêm de áreas arborizadas e florestas em toda a África, mas muitas vezes são domesticados e mantidos como animais de estimação ou criados diretamente para o cativeiro. Papagaios cinzentos africanos cativos frequentemente exibem comportamentos específicos quando desejam ou estão se preparando para se reproduzir.

O papagaio cinza africano frequentemente demonstra sinais de que está pronto para se reproduzir (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Monogamia

O papagaio cinza africano, diferentemente de outras espécies, é monogâmico. Isso significa que eles escolhem um companheiro para a vida toda. Observe seus papagaios, se você tiver mais de um. Um sinal de comportamento para acasalar é a junção deles em pares. Após tentarem formar casais macho/fêmea, eles com frequência começam a demonstrar outros comportamentos.

Loading...

Posturas

Todos os papagaios, incluindo o cinza africano, muitas vezes exibem posturas físicas quando se sentem à vontade para acasalar. Comportamentos de acasalamento incluem balançar a cabeça, arrancar penas e abaixar o peito enquanto vibra as asas. Comportamentos agressivos, como correr para estranhos, beliscar as barras da gaiola ou postura agressiva também são sinais de comportamento reprodutivo. As aves podem realmente tornar-se agressivas durante a época de reprodução, mas este geralmente não é o caso dos papagaios africanos cinzas. É mais provável que a ave simplesmente queira avisar os intrusos não para criarem problemas na área de seu ninho.

Sons

Às vezes, um papagaio cinza africano faz certas vocalizações como um comportamento de reprodução. Observe os sons, como cacarejar ou de lamentação, especialmente se estes são incomuns para o seu papagaio ou se ele os fizer em horários incomuns. Assobios, sejam para chamar um companheiro ou para determinar se um estranho no local é um perigo para o ninho, são comuns. Gritos e assobios podem ocorrer, embora esses sons sejam mais comuns em outras espécies de papagaios, como os amazonas. Atente se o seu papagaio começar a chamar. A chamada pode ser para atrair, para localizar o companheiro ou para avisar do perigo.

Ninho

Estes papagaios costumam fazer um ninho aconchegante para seus filhotes. Em ambiente selvagem, eles muitas vezes criam tocas em árvores antigas podres para a colocação dos ovos e a criação dos filhotes. Em cativeiro, os papagaios africanos usam caixas como ninho em suas gaiolas ou viveiros. Você pode construir a caixa de madeira com uma abertura de um lado ou simplesmente criar um buraco em um dos lados de uma caixa de algum produto pronto. Os papagaios podem criar material de nidificação ao picar papel ou tecidos, coletar aparas de madeira ou simplesmente ao arrancar penas e colocá-las na caixa. Eles acomodam-se nessas caixas muitas vezes durante a época de acasalamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...