on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Comportamentos do líder de um grupo de gorilas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os gorilas são amplamente reconhecidos com um dos animais mais inteligentes do planeta, e são notados por suas complexas estruturas sociais e complicadas dinâmicas familiares. Geralmente, um grupo de gorilas é conduzido por um único macho adulto, chamado de "costas prateadas" devido à ampla camada de pelos cinzentos que se desenvolvem sobre as costas de machos sexualmente maduros. Ele é o maior e mais forte do grupo, e seu comportamento controla várias facetas da vida dos gorilas, desde a alimentação até o sono e a reprodução.

O comportamento do gorila de costas prateadas fornece uma janela vital na dinâmica do grupo (gorilla image by Karsten Fischbach from Fotolia.com)

Ordem social

O líder está no comando para manter a hierarquia social do grupo. Em certas áreas, ele será o único macho maduro do grupo, conduzindo um harém de fêmeas e seus filhotes. Em todos os casos, o líder determina coisas tais como onde o grupo deve se alimentar durante o dia, onde param para se higienizar e brincar, e quando e onde vão dormir à noite. Às vezes um líder maduro permitirá que outros poucos machos de costas prateadas subordinados continuem no grupo, embora eles não tenham a mesma posição social do líder.

Loading...

Agressão e defesa

O líder é geralmente quieto, pacífico e benevolente em sua dominância sobre o grupo, e a agressão em família raramente acontece. Porém, se o grupo for ameaçado por predadores ou outros gorilas, o líder defenderá a família até a morte. Além disso, os machos adultos às vezes brigam pela aquisição de novas fêmeas; se um grupo for tomado por um novo líder, o vencedor às vezes mata todos os filhotes do macho anterior para que as fêmeas entrem no cio mais cedo.

Reprodução

Apenas o líder pode decidir quem pode acasalar no grupo. Geralmente, ele será o único a passar seus genes, embora alguns grupos maiores nos quais vários machos são permitidos a se reproduzir foram encontrados. O líder corteja várias fêmeas, embora seja observado que ele costuma ter suas favoritas, com as quais ele acasala com mais frequência que as outras.

Preparação do ninho

A preparação do ninho é um ritual importante nos grupos de gorilas, e o líder determina onde e quando esse evento acontecerá todas as noites. O macho procura por uma área segura e o resto da trupe se espalha por uma área pequena para selecionar locais individuais. O líder começa a dobrar ramo, folhas e vegetações em volta de si mesmo, indicado aos outros gorilas para fazerem o mesmo.

Comunicação

A comunicação dos gorilas em geral é um tópico muito estudando, e o comportamento de comunicação do líder em particular é de interesse dos cientistas devido a sua posição no grupo. Os machos de costas prateadas exibem uma variedade incrivelmente diversa tanto de comunicações tanto vocais quanto gestuais, e como líder do grupo, sua personalidade e humor impacta diretamente o resto dos gorilas, particularmente os adolescentes, que aprendem seu comportamento da mesma forma que as crianças humanas imitam seus pais. Desta forma, o líder contribui para a criação da prole ao instalar sua própria personalidade por meio da comunicação e interação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...