Mais
×

Como se comportar ao jantar em um restaurante cinco estrelas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Boas maneiras não são uma coisa do passado. Mas, em nossa sociedade do fast food, a maneira apropriada de se comportar em um restaurante cinco estrelas não está no cardápio. Para aquelas ocasiões em que você se encontra em um estabelecimento refinado, é importante estar ciente dos princípios. A atenção aos detalhes ajuda para que sua experiência de jantar cinco estrelas seja boa.

Instruções

Restaurante cinco estrelas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Pesquise sobre o restaurante onde você irá comer. Ler o cardápio com antecedência irá ajudá-lo a tomar boas decisões na mesa.

  2. Faça uma reserva, se o restaurante aceitar. Chegue alguns minutos antes do horário agendado.

  3. Coloque o guardanapo em seu colo antes de comer. Deixe o guardanapo na cadeira, ao sair da mesa, para deixar o garçom saber que você ainda não terminou. Ao voltar, vire o guardanapo para o lado limpo.

  4. Use utensílios de fora para dentro. Depois de cada prato, deixe utensílios utilizados no prato a ser removido. Nunca coloque utensílios usados na toalha de mesa novamente.

  5. Escolha um aperitivo. A maioria dos restaurantes cinco estrelas oferecem ou o incluem como parte de uma refeição.

  6. Peça ao garçom por uma sugestão de vinho. Você só pode devolver uma garrafa de vinho se ele estiver estragado, mas não se você não gostar.

  7. Aguarde até que a pessoa que o convidou comece a comer. Isso geralmente acontece depois de todos terem sido servidos. O mesmo também vale para cada prato, incluindo sobremesa.

Dicas

  • Aceite as sugestões do garçom sobre boas escolhas, se você não souber o que pedir.
  • Observe aqueles ao seu redor em busca de pistas para uma boa etiqueta de jantar, especialmente se eles forem mais experientes.

Aviso

  • Ser grosseiro em qualquer restaurante irá resultar em mau serviço. A equipe de garçons treinada espera o bom comportamento de seus convidados.
  • Sempre dê uma gorjeta adequada.

O que você precisa

  • Conhecimento básico das boas maneiras à mesa
  • Conhecimento do uso correto de utensílios
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article