×
Loading ...

Como se comportar quando o juiz entra na sala de tribunal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se o processo judicial for algo novo para você, pode ser extremamente intimidador estar diante de um juiz. Saber exatamente o que esperar o ajudará a se preparar para o seu dia no tribunal, um ambiente cheio de tradições e formalidades. Existem várias demonstrações de etiquetas observadas na sala de audiências, e uma delas é ficar de pé enquanto o juiz entra no local. Esse ato é feito para demonstrar respeito, e a ausência dele pode resultar em pena de prisão ou fazer com que o juiz já comece a tratar do caso com uma certa tendência contra você.

Instruções

Todos que são capazes são obrigados a se levantar quando o juiz entra no tribunal (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Esteja sentado e pronto para a audiência começar antes que o juiz entre na sala. Assim que ele entrar será a hora de começar, então tente não parecer atrasado ou despreparado.

    Loading...
  2. Levante-se quando vir o juiz entrar. Em muitos tribunais, o oficial de justiça pedirá para todos ficarem de pé, no entanto, mesmo se ele não o fizer, espera-se que você se levante.

  3. Fique de pé até o juiz chegar no assento. A postura e a linguagem corporal são importantes para fazer uma boa primeira impressão. Fique em pé com as mãos unidas do seu lado. Ficar com os braços cruzados pode fazer com que você pareça com raiva, e inclinar-se ou curvar-se dará a impressão de que você é preguiçoso ou desrespeitoso.

  4. Permita que o oficial de justiça ou o juiz dirija-se ao tribunal e diga para todos se sentarem. Se esse anúncio não for feito, você tem permissão para fazer o mesmo após o juiz se sentar.

Loading...

Dicas

  • Se você for incapaz de se levantar devido à uma limitação física, abaixe a cabeça ou faça uma outra demonstração de respeito conforme o juiz entra.

Aviso

  • O não cumprimento da etiqueta da corte pode resultar na perda do caso, em pena de prisão ou em uma opinião desfavorável do juiz.

Referências

Loading ...
Loading ...