Mais
×

Quem compôs o Fantasma da Ópera?

As músicas inesquecíveis em "O Fantasma da Ópera" evocam emoções poderosas e enfatizam as habilidades vocais de artistas musicais desde o início até as notas finais do espetáculo. Sem o compositor das música assombrosas, "O Fantasma da Ópera" poderia não ser o evento de entretenimento de sucesso que é. Como resultado do sucesso deste e de muitos outros musicais, Andrew Lloyd Webber é um dos compositores mais influentes da história.

Sem o compositor das música assombrosas, "O Fantasma da Ópera" poderia não ser o evento de entretenimento de sucesso que é (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Identificação

Andrew Lloyd Webber compôs em 1986 a música para o musical "O Fantasma da Ópera". Conhecido como um dos melhores compositores atuais, ele vem escrevendo musicais há mais de 40 anos. Alguns de seus espetáculos mais conhecidos são "Cats", "Jesus Cristo Superstar", "Evita" e "O Fantasma da Ópera". Ele tem colaborado com vários compositores e músicos conhecidos para produzir musicais premiados que o público não cansa de assistir.

História

Andrew Lloyd Webber nasceu em Londres, Inglaterra, em 1948. Sua mãe tocava piano e violino e seu pai tocava órgão e era compositor. Andrew começou a tocar instrumentos e a compor música em uma idade jovem. Ele frequentou a escola de Westminster para estudar música e foi bolsista na Universidade de Oxford até que conheceu Tim Rice e trancou a faculdade para compor canções pop e musicais.

Efeitos

Andrew Lloyd Webber e Tim Rice compartilhavam um senso de humor irreverente e um apreço pelos mesmos autores e músicas. Seus musicais anteriores eram bem-humorados e incluíam muitos estilos diferentes de música. Eles escreveram canções pop que foram gravadas por cantores como Wes Sands, Gary Bond e Elvis Presley. As composições de Lloyd Webber contêm um elemento pop rock forte, e isso fica evidente em "O Fantasma da Ópera".

Características

Andrew Lloyd Webber se inspirou em um musical por Ken Hill ao fazer "O Fantasma da Ópera". Ele pediu a Jim Steinman para escrever as letras, mas ele estava ocupado trabalhando em um álbum de Bonnie Tyler. Andrew Jay Lerner foi contratado para escrever as letras, mas morreu antes de finalizar o trabalho. Richard Stilgoe, que escreveu letras para o musical de Lloyd Webber "Starlight Express", foi contratado, mas suas letras não eram românticas suficiente. Charles Hart reescreveu a letra para a versão final, mas algumas das letras de Richard Stilgoe ainda estavam incluídas quando o show estreou.

Teorias / especulações

Fãs de Pink Floyd podem reconhecer as musicas do "Fantasma da Ópera", quando escutam a música "Echoes", composta em 1971. Ela foi feita na mesma assinatura de tempo com as mesmas notas e estrutura. Em uma entrevista de novembro de 1992 à revista "Q", Roger Waters do Pink Floyd disse que pensou que a banda poderia mover uma ação por plágio contra Andrew Lloyd Webber, mas que "a vida é muito longa para se preocupar com processos..." Existem planos para uma sequência que iria iniciar onde o musical original parou.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article