Conhecimento

Qual é a composição química do dente humano?

Escrito por anjus chiedozie | Traduzido por valéria wanda fernandes barbosa
Qual é a composição química do dente humano?

Os dentes são compostos por quatro tecidos: esmalte, dentina, cemento e polpa

Sam Fentress

Levando em consideração o quão brancos e fortes os dentes são, alguém pode pensar que eles são feitos de osso. Mas esse não é o caso, dentes fortes e ossos compartilham um componente chamado hidroxiapatita. A composição química do dente pode ser entendida com mais facilidade quando se analisa separadamente os quatro tecidos que o compõe: esmalte, dentina, cemento e polpa.

Esmalte

O esmalte, revestimento esbranquiçado, é a parte mais dura e mineralizada dos dentes e do corpo. Cerca de 96% do esmalte é constituído de um mineral chamado hidroxiapatita, o qual também compõe cerca de 50% de um osso. Os outros 4% são compostos de água e matérias orgânicas. Devido a essa alta concentração de poder mineral, o esmalte é forte o suficiente para resistir ao estresse da mordida, mastigação e trituração. No entanto, essa mesma característica torna o esmalte frágil e suscetível a rachaduras e arranhões.

Dentina

A dentina, substância amarelada, compõe a maior parte do dente. Ela é responsável por dar cor ao dente. A dentina, que é menos mineralizada e quebradiça do que o esmalte, com 70% de minerais (hidroxiapatita e fosfato de cálcio), 20% de matéria orgânica (principalmente proteínas) e 10% de água, funciona como suporte para o esmalte. Devido ao fato de ser mais macia do que o esmalte, a dentina é mais propensa a se deteriorar.

Cemento

O cemento, substância amarelada que cobre a raiz do dente, é ainda mais macia do que o esmalte e a dentina. A hidroxiapatita é o seu principal componente, compreendendo cerca de 40% dele. Proteínas, principalmente o colágeno (a proteína mais abundante em seres humanos), compõem cerca de 33% do cemento, enquanto água compõe os 22% restantes. O papel do cemento é ajudar a fixar o dente ao osso maxilar e assegurar sua estabilidade.

Polpa

Sendo o "nervo" do dente, o maior papel da pulpa é formar dentina através de células na sua superfície externa, chamada odontoblastos. A polpa é composta por vasos sanguíneos e nervos. Dentre as células que formam a polpa, estão as células brancas do sangue, como os macrófagos e os linfócitos T.

Remineralização

Pesquisadores acreditam que o flúor, uma versão do elemento encontrado na pasta de dente, é um fator importante na remineralização dos dentes. Uma vez que o flúor entra em contato com a superfície do dente, ele atrai outros minerais. Assim, tal exposição reduz a cárie dentária.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media