×
Loading ...

A composição química do plástico acrílico

Atualizado em 19 julho, 2017

A fórmula química de uma unidade de metilmetacrilato é C5H8O2 ou cinco átomos de carbono, oito de hidrogênio e dois de oxigênio. Muitas unidades individuais do composto se unem em um polímero para criar o plástico acrílico.

Os fabricantes de aviões, muitas vezes, usam plástico acrílico para fazer as janelas da aeronave (747 interior image by Aaron Kohr from Fotolia.com)

Plásticos e polímeros

Um polímero é uma molécula muito grande de tamanho indefinido em que muitas unidades individuais idênticas de elementos chamados de monômeros se unem. Às vezes, todos os monômeros são do mesmo tipo, embora em outros momentos, dois ou três tipos diferentes se combinem em todo o polímero. Todos os plásticos são polímeros, incluindo plástico acrílico.

Loading...

Outros nomes

Os químicos e engenheiros químicos chamam o que conhecemos como plástico acrílico de polimetilmetacrilato ou PMMA. No uso comum, o vidro acrílico é um termo mais comum do que plástico acrílico. Algumas marcas comuns são Plexiglas, Lucite e Perspex.

Usos

Os plásticos de acrílico são bons substitutos para vidro quando se precisa de algo forte, leve e transparente, mas também resistente à quebra. Os aquários públicos grandes, muitas vezes, usam acrílico em vez de vidro, para fazer seus tanques de exibição e túneis subaquáticos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...