×
Loading ...

Como fazer compostagem com esterco de galinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O esterco de galinha há muito é uma fonte valiosa de nutrientes vegetais para o jardim. Com elevado teor de nitrogênio, fósforo, potássio e elementos traço, fornece grande parte do que as plantas precisam para crescer e vicejar. O esterco que vem diretamente do galinheiro pode ser muito forte e queimar as plantas, se usado puro sobre elas. Por essa razão, muitas pessoas fazem primeiro a compostagem com esse esterco. Quando em pequenas quantidades, basta misturá-lo em um recipiente regular de sua compostagem, mas se o suprimento de esterco for constante, sendo o principal ingrediente a matéria orgânica verde, então uma pilha própria de compostagem funciona melhor.

Instruções

As galinhas podem fornecer mais do que apenas ovos e carne à mesa da cozinha (chicken image by Dragan Stankovic from Fotolia.com)
  1. Coloque uma camada de 10 cm de folhas úmidas, palha, papelão ou outros materiais marrons no fundo do recipiente de compostagem. Adicione sobre esta uma camada de 5 a 10 cm de esterco de galinha. Se o esterco for misturado com palha de cama ou outro material, use uma quantidade em torno de 10 cm. O esterco de galinha é forte o suficiente para que uma mistura na proporção de uma parte de matéria marrom para uma parte de matéria verde seja aceitável. Polvilhe em cima um pouco de compostagem ou terra. Misture com um forcado de jardim.

    Loading...
  2. Crie outra camada sobre essa idêntica à primeira, e misture novamente os materiais marrons, o esterco e a compostagem.

  3. Adicione camadas contínuas até chegar ao topo do recipiente de compostagem.

  4. Verifique a temperatura da pilha de compostagem depois de alguns dias para assegurar que está se aquecendo. Caso contrário, apalpe o material para examinar a umidade. Se estiver mais seco do que uma esponja úmida, adicione um pouco de água. Em três dias, verifique a temperatura novamente. Ela deverá estar se elevando.

  5. Misture a compostagem após algumas semanas e leve o material externo para dentro da pilha. A quantidade de material deverá estar reduzida em quase um terço da pilha original.

  6. Misture a compostagem a cada duas ou três semanas, mantendo ao mesmo tempo um alto nível de umidade para que a decomposição seja mais rápida. Isto ocorrerá em cerca de seis meses, se deixada por si só. Quando concluída, a compostagem é fria, marrom-escura e quebradiça. Deverá ter um odor adocicado e terroso.

Loading...

Dicas

  • As camadas podem ser feitas durante várias semanas ou até meses, se necessário. A pilha provavelmente nunca se aquecerá, mas de qualquer forma a compostagem se formará com o tempo.
  • Sobras de cozinha e restos de jardim podem ser usados em pilha de compostagem.
  • Folhas caídas podem ser guardadas em sacos plásticos durante o inverno para prover quantidades adequadas de matéria orgânica marrom durante a primavera e o verão. Se você fizer a compostagem no outono, ela ficará dormente no inverno e será ativa novamente na primavera.

Aviso

  • É obrigatório o uso de luvas ao manusear excrementos de animais.

O que você precisa

  • Esterco de galinha
  • Matéria orgânica marrom, como folhas, palha ou papelão
  • Sobras de compostagem ou terra de jardim
  • Recipiente para compostagem

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...