Como saber se está comprando móveis finos

Escrito por amy swanton mills | Traduzido por cibele pissi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se está comprando móveis finos
Comprar móveis de qualidade não é uma tarefa tão simples (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Comprar móveis é uma tarefa desafiadora, já que a maioria das pessoas não está familiarizada com o que constitui móveis finos. Fazer perguntas é essencial, mas você precisa saber os termos corretos e as perguntas certas para perguntar. Encontrar móveis em leilões, vendas de garagem ou lojas de segunda mão é complicado, pois você terá que avaliar a mobília sem a ajuda de um vendedor. Familiarizar-se com os materiais, técnicas de construção e acabamentos utilizados em móveis finos lhe permitirá avaliar melhor os móveis em questão e tomar decisões fundamentadas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Determine o tipo de madeira utilizada no mobiliário. Peças estofadas devem ter estruturas construídas de madeira seca. Um tipo comum de madeira usado para estruturas de estofados de qualidade é o amieiro. Estofados ou não, as peças devem ser construídas de madeira sólida e real, como mogno, carvalho ou nogueira. Se for folheado, uma fatia fina de madeira aplicada sobre a superfície de uma peça de mobília, deve mesmo assim ser aplicado sobre a madeira verdadeira.

  2. 2

    Avalie a construção do móvel. Belas peças estofadas utilizarão oito laços tradicionais para a construção dos assentos. Peças de madeira devem se unir com juntas ocultas. Se um pedaço de madeira do móvel for colado ou tiver parafusos horrorosos, altamente visíveis, isso indica que esta não é uma peça refinada.

  3. 3

    Teste o peso da peça, levantando-a, ou tente levantá-la. Móveis finos devem ser muito pesados. Uma pessoa não deve ser capaz de levantar um sofá de qualidade, mesa de café ou jantar ou mesmo um gabinete.

  4. 4

    Observe o acabamento com cuidado. Uma bem feita permitirá que você veja o grão da madeira através da cor do acabamento. O polimento francês é uma técnica tradicional, com a aplicação de várias camadas de acabamento à mão e esfregando-a para ficar com um brilho intenso. Por ser muito trabalhoso, esta técnica só é aplicada nas peças mais caras. Móveis pintados e com lacca devem ter várias camadas de acabamento para garantir um trabalho uniforme e duradouro.

  5. 5

    Inspecione a peça completamente. Abra e feche as portas de armário e gavetas. Olhe para a parte de trás da peça. Armários de boa qualidade, aparadores e mesas devem ser concluídos com a mesma madeira e deve estar pintada em todos os quatro lados da peça. Peças de menor qualidade terão uma boa madeira em apenas as partes expostas do mobiliário.

  6. 6

    Considere o custo da peça. Ao comprar móveis novos, o preço será compatível com os materiais e técnicas utilizados para construir a peça. Além disso, os revendedores de móveis mais antigos, vintage, saberão do que constituem esses móveis e colocarão um preço nas peças de acordo.

Dicas & Advertências

  • Alguns móveis antigos podem ser obtidos pos uma fração do preço do que uma peça nova da mesma qualidade custaria. Vendas de usados e classificados são um grande recurso quando se procura móveis antigos por um preço mais atrativo.
  • É impossível avaliar o móvel a partir de uma foto apenas. Ao comprar on-line ou através de um catálogo, sempre pergunte sobre os materiais, marcenaria, acabamento e peso da peça para ajudá-lo ter uma ideia a respeito de sua qualidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível