Como comprar pedras preciosas na Tailândia

Escrito por tom streissguth | Traduzido por josé antonio arantes castro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como comprar pedras preciosas na Tailândia
Com cuidado e preparação, barganhar por gemas é possível na Tailândia (Reggie Casagrande/Photodisc/Getty Images)

Comprar pedras preciosas tem sido a atividade favorita dos visitantes da Tailândia, onde milhares de lojas e vendedores oferecem rubis brilhantes, esmeraldas, ametistas e outras pedras coloridas. No entanto, uma legião de turistas desinformados tem sido enganados durante anos por vendedores inescrupulosos que oferecem gemas artificiais ou de baixa qualidade. Os conceitos básicos da compra de gemas incluem cuidado, informação, preparação e uma dose saudável de ceticismo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Guia de compra de gemas

Lista completaMinimizar

Instruções

    Comprando pedras preciosas na Tailândia

  1. 1

    Pesquise o mercado antes de você chegar. Cheque os valores padrões para pedras preciosas e descubra os preços por pedras vendidas em lojas de varejo nos Estados Unidos e a reputação das fontes onlines. Esta é a única forma de determinar se as pedras tailandesas são dignas do tempo e trabalho necessários à compra.

  2. 2

    Aprenda a respeito dos vendedores, conversando com pessoas que você confia e com quem tenha experiência em lidar com ele ou ela. Aprenda o preço das pedras preciosas pela qualidade e peso, medido em quilates, na Tailândia. Não perambule por uma loja sem o conhecimento do que eles vendem, sua reputação e o preço geral de mercado das pedras preciosas que são de seu interesse.

  3. 3

    Visite a área inferior de Silom Road em Bangkok, onde centenas de lojas se erguem, prontas para te vender pedras preciosas. Essa área é provavelmente a mais segura para comprar gemas, uma vez que os proprietários são cuidadosos com sua reputação e preferem evitar problemas com compradores. No entanto, esteja alerta porque, na negociação, eles buscam obter o acordo mais vantajoso para eles mesmos e não estão necessariamente prontos a te oferecer uma barganha.

  4. 4

    Após entrar em uma loja, examine as mercadorias sem selecionar nenhuma pedra do seu interesse particular. Pergunte sobre os preços de mercado das gemas, a origem e proveniência das pedras, os processos de corte e polimento e como julgar sua autenticidade. Antes de fazer qualquer pergunta sobre uma pedra em particular, tenha uma conversa casual e tenha uma noção do interesse do vendedor em te ajudar. Se você se sentir pressionado, saia educadamente.

  5. 5

    Pergunte ao vendedor o preço, caso não esteja à vista, e apenas de pedras lhe atraiam. Pechinche com o vendedor apenas se você estiver realmente interessado em uma pedra específica e preparado para comprá-la. Ofereça um preço sensato que esteja abaixo do disposto pelo vendedor, e sonde sua reação. Assim que você alcançar um acordo sobre o preço, você será obrigado a comprá-la, a não ser que esteja preparado para uma situação bastante constrangedora.

  6. 6

    Peça um recibo datado e um certificado de autenticidade depois da compra. Esses documentos irão ajudá-lo se houver qualquer problema.

Dicas & Advertências

  • Se você tiver qualquer dúvida sobre a autenticidade da pedra, você pode tentar devolvê-la. Normalmente, os vendedores da Tailândia não aceitarão devoluções, mas a menção da polícia turística pode ajudar a persuadi-lo a te ajudar.
  • Se você quiser conhecer o mercado de venda por atacado, visite Chantaburi, aproximadamente 322 km a oeste de Bangkok. Esse é um centro de gemas importante, e apresenta melhores oportunidades de barganha do que a capital.
  • Não compre nenhuma pedra preciosa de vendedores nas ruas ou se permita ser levado a uma loja por um estranho, não importa onde você o encontre. Tailandeses não começam conversas casuais com estrangeiros na rua sem segundas intenções. Se um novo conhecido mencionar pedras preciosas para você, não mostre interesse.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível