on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como comprar um terno masculino de qualidade

Apesar da informalidade crescente da nossa cultura, algumas situações ainda exigem o uso de um terno: entrevistas de emprego, reuniões e apresentações importantes, sessões em tribunais, funerais e casamentos. Aproveite ao máximo este tipo essencial de roupa ao investir em um terno de qualidade, feito ou ajustado por um alfaiate.

Instruções

É importante que o caimento do terno seja perfeito (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Se quiser que o caimento do terno seja perfeito e sua qualidade seja a melhor possível, invista em um modelo sob medida, feito por um alfaiate. O site Ask Men recomenda escolher um tecido de qualidade, não uma marca, e personalizar um terno clássico em vez de seguir a moda. Um alfaiate experiente acaba com todos os mistérios dos detalhes de botões, bolsos, comprimento das mangas e da calça e o melhor corte para o corpo do cliente.

    Loading...
  2. Encontre um alfaiate experiente, se possível por indicação. As lojas de departamentos que vendem ternos de qualidade oferecem este serviço. Ligue para marcar uma visita.

  3. Veja os ternos que os outros homens da mesma profissão usam e note as cores, padrões e estilos: uma ou duas colunas de botões, um, dois ou três botões, estilo americano ou os modelos ingleses e europeus, que são mais ajustados. Veja revistas e sites para aprender mais sobre ternos contemporâneos e as opções que você possui. Salve ou imprima imagens dos ternos que atendem aos seus critérios. Quanto mais preparado estiver para expressar suas preferências, mais fácil será comunicá-las ao alfaiate. Pense antecipadamente na cor, no peso, nos bolsos, nas lapelas e nos botões.

  4. Encontre-se com o alfaiate. Explique se você quer um terno para negócios ou para ocasiões formais, e suas preferências de cor e estilo. Leve fotos como exemplos. Ele obterá suas medidas e oferecerá várias opções de tecido. Faça perguntas para determinar a melhor gramatura de tecido para as estações e ambientes em que o terno será usado.

  5. Volte para o ajuste do terno. Veja o comprimento da calça e das mangas. Veja o caimento do paletó em suas costas. Teste o caimento em várias posições, como ao esticar o braço e ao sentar. Veja a cintura e o cós da calça (como ela encaixa na virilha). Leve o tempo que quiser. O alfaiate fará os ajustes necessários e finalizará o terno.

  6. A segunda melhor opção é ajustar um terno comprado em loja para que fique do tamanho adequado. As lojas especializadas em ternos e as boas lojas de departamento oferecem esse serviço. Examine o terno em quem irá usá-lo (ou você) e veja o comprimento da calça, a cintura e se as mangas estão do tamanho certo. A calça deve encostar no sapato e mostrar uma quebra (uma leve dobra no tecido). A manga do terno deve mostrar 1 cm da barra da manga da camisa.

Loading...

Dicas

  • Os homens que frequentam ambientes criativos e de alto padrão têm mais liberdade para usar estilos mais modernos.
  • Se pretender possuir um único terno, escolha um estilo clássico de gramatura média, que pode ser usado ao longo de todo o ano.
  • Evite padrões e cores da moda para uso em entrevistas. Um terno azul marinho continua sendo um clássico do mundo dos negócios.

O que você precisa

  • Espelho de corpo inteiro (se o terno for para você)
  • Terno de melhor caimento que você tiver
  • Caderno
  • Caneta

Referências

Loading ...
Loading ...