on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Compreendendo os fenômenos do alvorecer e Somogyi na diabetes

Atualizado em 17 abril, 2017

Os diabéticos, por vezes, medem níveis elevados de açúcar no sangue no período da manhã, antes de comer, mesmo que estivessem com níveis normais antes de dormir. Isso pode ser intrigante, uma vez que a leitura elevada de glicose é realizada de oito a nove horas antes de qualquer alimento ser ingerido. Existem duas explicações comuns para essa aparente incongruência: o fenômeno do alvorecer e o efeito Somogyi. Ambos envolvem a reação do organismo às mudanças noturnas em nossa química da corrente sanguínea.

O fenômeno do alvorecer recebe esse nome devido ao período do dia que ele ocorre (gold morning image by Henryk Dybka from Fotolia.com)

O fenômeno do alvorecer

O fenômeno do alvorecer é uma resposta às mudanças na química da corrente sanguínea provocada pela liberação de hormônios. Quando um indivíduo saudável está dormindo, o hormônio de crescimento e os dois hormônios adrenais (catecolaminas e cortisol) são liberados na corrente sanguínea. Isso acontece nas primeiras horas da manhã e os hormônios podem, por vezes, bloquear a eficácia da insulina. Um diabético que não produz insulina suficiente para neutralizar esse efeito hormonal notará um aumento em seu nível de glicose antes do café da manhã.

Loading...
Ao dormir, o organismo libera hormônios que podem bloquear a eficácia da insulina (woman sleeping image by forca from Fotolia.com)

O efeito Somogyi

O efeito Somogyi é, às vezes, chamado de "hiperglicemia rebote", que é descritivo do que acontece. Durante o sono, o açúcar no sangue de algumas pessoas pode cair abaixo de um valor de 70 miligramas/decilitro (mg/dl), uma condição chamada de hipoglicemia. Quando isso acontece, o organismo sinaliza a liberação da glicose armazenada, o que faz com que o açúcar no sangue suba. Por vezes, ela pode subir muito, resultando em açúcar elevado no sangue ou a hiperglicemia. Os indivíduos que tomam insulina ou comprimidos para diabetes são mais suscetíveis a essa hiperglicemia rebote.

Determinando qual você possui

Como os sintomas são semelhantes, saber qual é a causa de um elevado nível de açúcar no sangue de um indivíduo durante o jejum requer alguma investigação. Felizmente, há uma pista facilmente encontrada para o efeito Somogyi: ele faz com que os níveis de açúcar no sangue caiam entre as 2 e 3 horas da manhã. Você pode colocar um alarme para essa hora da manhã e testar seu nível de açúcar no sangue. Se for baixo, o efeito Somogyi é a causa provável do problema. Se ela está alta ou normal, então o fenômeno da alvorada provavelmente será o culpado.

Verificar a glicemia entre as 2 e 3 horas da manhã poderá indicar a presença do efeito Somogyi (alarm clock image by Andrzej Solnica from Fotolia.com)

Tratando o fenômeno da alvorada

Verifique com seu médico uma forma de tratar o fenômeno da alvorada. Pode haver uma medicação ou um ajuste de insulina. Exercitar-se no final do dia pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue sejam menores durante a noite. Para o mesmo fim, coma um lanche rico em proteínas antes de dormir, como carne, queijo ou manteiga de amendoim em vez de carboidratos. Coma o café da manhã. Comer diz ao seu corpo para desligar os hormônios que causaram o problema. Neste caso, a alimentação pode ajudar o seu nível de açúcar no sangue a cair.

Tratando o efeito Somogyi

Converse com seu médico para tratar o efeito Somogyi. Pergunte se um teste de Sistema de Monitorização Contínua da Glicose (SMCG) com duração de três dias pode funcionar. O exame emprega um pequeno dispositivo que monitora continuamente os níveis de glicose no sangue por meio de um pequeno tubo inserido sob a pele. Ele mostrará exatamente quando ocorrem as quedas de açúcar no sangue. Assim como ocorre com o fenômeno da alvorada, faça um lanche de proteína antes de dormir. Nunca mude sua medicação ou dosagem sem consultar o seu médico.

Nunca modifique sua medicação ou dosagem sem antes conversar com o seu médico (Lovely Doctor image by Paul Moore from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...