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Como saber se o compressor do ar-condicionado está quebrado

Escrito por eli laurens | Traduzido por eduardo gama
Como saber se o compressor do ar-condicionado está quebrado

Mangueiras gastas ou furadas também podem apresentar vazamentos

Creatas Images/Creatas/Getty Images

O ar-condicionado do carro pode apresentar defeito por causa da falta de lubrificante ou algum outro problema mecânico, e um compressor defeituoso eventualmente precisará ser substituído. A verificação do compressor envolve o uso de corante ultravioleta, luz negra e um pouco de habilidade para observar. Um mecânico razoável pode diagnosticar o compressor em cerca de uma hora.

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O que você precisa?

  • Kit de recarga de freon (válvula, gatilho, bico e medidor opcional)
  • Lata de corante UV
  • Lata de lubrificante
  • Luz negra

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Instruções

  1. 1

    Verifique se o compressor está armando quando você liga os controles climáticos do carro. Isso vai dar um tranco no compressor; ele emitirá um som e o motor vai reduzir um pouco o giro por causa do compressor armado. Se o compressor não armar, talvez exista um problema elétrico prevenindo que ele ligue. Verifique os fios e conectores do compressor em busca de folgas ou desconexões e reconecte-os, se necessário. Verifique os fusíveis primário e secundário no painel (normalmente eles estão no painel inferior, no lado do motorista, perto da porta), e troque-os se estiverem queimados. Se eles estiverem queimados, possivelmente esta é a razão; verifique se os parafusos de suporte do compressor estão apertados, pois eles também são unidades de aterramento.

  2. 2

    Adicione corante ultravioleta ao sistema e procure por vazamentos utilizando o kit de recarga e a lata de corante UV. A maioria dos corantes tem um pouco de lubrificante e isso pode diminuir o ruído do compressor. O corante é adicionado encaixando-se a lata à extensão inferior da válvula do kit e girando-a em sentido horário até a válvula perfurar a lata até pressurizar. Conecte o bico da válvula à parte inferior do sistema de ar-condicionado, normalmente no evaporador. Dê partida no carro, ligue o ar-condicionado no máximo e puxe o gatilho da válvula. O vácuo do sistema vai sugar o corante para dentro. Quando a lata estiver vazia (em cerca de cinco minutos), desligue o carro, desconecte o bico e remova a lata da válvula. Uma segunda lata de lubrificante ou corante pode ser adicionada se o compressor continuar barulhento.

  3. 3

    Depois de usar o ar-condicionado em alguns trajetos com o carro, verifique o compressor com a luz negra em um ambiente escuro. O corante irá brilhar em cor verde onde houver vazamentos no sistema. Verifique ao redor das conexões do compressor, onde existem juntas e porcas que são possíveis pontos de falha.

  4. 4

    Se o corante não aparecer e não houver vazamento, mas o compressor der um tranco e continuar barulhento ou fumaça sair da área, o problema pode ser um dos rolamentos do sistema. Rolamentos de modelos antigos podem ser remanufaturados, mas para carros menores e econômicos, talvez seja mais barato simplesmente comprar um compressor novo. O rolamento defeituoso será dolorosamente óbvio. O compressor não girará enquanto a correia principal tentar fazê-lo girar. O resultado é dano na correia, pois ela girará em falso sobre o rolamento fixo e queimará o material. Uma vez que o compressor for substituído ou rolamento reparado, procure por danos na correia.

Dicas & Advertências

  • O freon não estraga. A causa mais comum da perda de gás freon é o vazamento.

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