Mais
×

Que tipo de comprimido dar a um cão para se livrar de pulgas?

Atualizado em 21 novembro, 2016

As pulgas são insetos nojentos que podem causar problemas reais para os nossos amigos caninos. Estes problemas variam de episódios simples de ficar se arranhando à reações alérgicas intensas que levam à infecções de pele e anemia. As pulgas são extremamente resistentes, podem se reproduzir muito depressa e são capazes de infestar nossos quintais e casas rapidamente. A prevenção dessas pragas deve ser uma prioridade para todos os donos de cães. Os medicamentos orais usados em conjunto com tratamentos tópicos conferem um excelente controle e prevenção de pulgas.

Um controle eficaz contra pulgas evita infecções graves em cães (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

Program/Sentinel

Program e Sentinel são medicamentos orais para uso uma vez por mês que contêm lufenuron. Essa substância é um regulador de crescimento de insetos que atua como um inibidor para a criação de quitina em insetos. A quitina forma o exoesqueleto duro da pulga e é necessária para que as larvas saiam do ovo. Quando uma pulga fêmea pica um cão que tenha ingerido lufenuron, ela produz larvas que são incapazes de gerar quitina. Assim, os ovos não são capazes de eclodir. Esses medicamentos devem ser fornecidos com o estômago cheio para garantir uma boa absorção pelo corpo do cão. O lufenuron não mata as pulgas adultas; os veterinários sugerem incluir um tratamento tópico, tal como Frontline ou Advantage, além do Program ou Sentinel. Além de pulgas, o Sentinel também evita a filariose, tênias, lombrigas e outros vermes.

Capstar

O Capstar é uma medicação oral que começa a matar as pulgas adultas em menos de 30 minutos. Elas literalmente cairão de seu cão. O medicamento é projetado para ser usado sempre que pulgas adultas foram observadas no animal e pode ser fornecido tão frequentemente quanto uma vez por dia. O Capstar contém nitenpiram, um neonicotinoide que interfere com a transmissão nervosa normal, causando a morte imediata da pulga. Ele pode ser usado em filhotes tão jovens quanto quatro semanas, desde que eles pesem mais de 1 kg. O Capstar deve ser usado em conjunto com outros produtos para o controle de pulgas, uma vez que ele mata apenas as pulgas adultas e não tem nenhum efeito sobre os ovos e larvas.

Comfortis

O Comfortis é um medicamento oral para uso uma vez por mês que mata 100% das pulgas adultas no cão e continua matando-as por 30 dias após a ingestão. Ele contém spinocid, o qual interfere com a transmissão nervosa normal, causando convulsões e morte imediata em pulgas. Ele não deve ser usado em gatos e seu uso é indicado apenas em filhotes com mais de 14 semanas. Não use em cadelas prenhas ou em cães propensos à crises convulsivas. Ao contrário dos outros medicamentos orais contra pulgas, alguns efeitos colaterais podem ocorrer. Estes incluem vômitos, diarreia e diminuição do apetite. O Comfortis pode ser usado em conjunto com outros produtos para o controle de pulgas para matar seus ovos e larvas. Em alguns casos, foi provado que o medicamento aumenta a probabilidade de efeitos secundários graves do tratamento com ivermectina em alta dosagem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article