Como saber se meu computador precisa de uma nova fonte de alimentação?

Escrito por david sandoval | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se meu computador precisa de uma nova fonte de alimentação?
Conheça mais a fonte de seu computador (Close up of a computer power supply image by Jim Mills from Fotolia.com)

Fontes de alimentação de computador são dispositivos eletrônicos que convertem a energia de casa, que pode ser de 110 ou 220 VAC, de acordo com sua cidade, em uma tensão contínua de 12 volts, que pode ser utilizada mais facilmente por um computador.

Fontes defeituosas fazem com que os computadores funcionem incorretamente e reconhecer os indícios de defeitos nela ajudará a determinar o momento de substituí-la.

Outras pessoas estão lendo

Fontes de alimentação de Desktop

Computadores que usam fonte de alimentação interna darão pistas sutis de que ela está prestes a dar defeito.

Reiniciar sem motivo algum é um sinal de que a fonte de alimentação está defeituosa. Em geral, computadores são projetados para ficar ligados o tempo que for necessário. Normalmente, a única vez que um computador deve reiniciar é quando um software solicita para atualizar o sistema ou quando o próprio usuário o faz. Quando o PC reinicia sem qualquer motivo, pode ser que não esteja recebendo energia elétrica suficiente. Este problema causará um desligamento involuntário e uma reinicialização.

Em computadores com o sistema operacional Microsoft Windows, outro sinal de fonte de alimentação com defeito é a chamada "Tela Azul da Morte". Apesar dela poder ser causada por outros motivos, como atualizações ou drivers instalados incorretamente, este sintoma ocorre muitas vezes ao acaso, depois de um evento agendado, como atualização de um programa ou verificação de vírus. Este problema acontece porque o disco rígido não foi desligado de forma correta, causando erros de dados.

O computador também congela quando há defeitos na fonte de alimentação devido a haver energia insuficiente para a memória, o processador ou o disco rígido.

Fontes de alimentação de notebook

Fontes de alimentação de notebooks são externas ao computador. Como estes computadores portáteis também são alimentados por baterias, os defeitos da fonte, às vezes, são mais difíceis de detectar.

Uma fonte de alimentação defeituosa não carrega a bateria do notebook, apesar dele estar conectado a uma fonte de energia. Para os notebooks com sistema operacional Windows, a bandeja do sistema, área com ícones perto do relógio, mostrará uma figura da tomada elétrica ou da bateria. Se a figura da bateria permanecer depois de ligar o computador à fonte de alimentação, é porque a fonte precisa ser substituída.

Uma fonte de alimentação defeituosa também pode superaquecer quando é ligada. Embora a maioria das fontes de notebook produzam algum calor, aquela que esquenta demais tende a dar logo defeito.

Outros sintomas

Outros indícios de que uma fonte de alimentação está prestes a dar defeito são fusíveis ou até disjuntores queimados ao ligar o computador, ou se perceber fumaça saindo da fonte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível