Onde o computador salva as senhas?

Escrito por e.d. strong | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Onde o computador salva as senhas?
Saiba onde um computador guarda as senhas (Computer image by Haris Rauf from Fotolia.com)

As senhas se tornaram uma parte importante da utilização do computador e, como são necessárias para acessar quantidades crescentes de dados pessoais como números de segurança social, agendas, formulários de impostos e registros bancários, elas assumem maior importância. É por isso que é uma boa ideia saber onde as senhas são armazenadas e como você pode protegê-las de ameaças de segurança.

Outras pessoas estão lendo

Windows

Os programas do Windows salvam as senhas locais no banco de dados do gerenciador de contas de segurança (SAM), que converte senhas em símbolos. Proteger o conteúdo do banco de dados se baseia em dois métodos, dependendo se é o Windows XP ou uma versão mais recente do Windows. O XP utiliza a técnica LANMAN, que converte uma senha em duas sequências de sete caracteres maiúsculos, enquanto as versões mais recentes do Windows (como o Vista) armazenam senhas locais em um disco em um arquivo chamado "Segurança".

Mac OS X

Os computadores Mac OS X da Apple contam com uma keychain (cadeia chave), que é armazenada localmente em "/Library/Keychains/" ou "/Library/Keychains/". O acesso à keychain difere dependendo se você armazenar uma senha do sistema ou uma senha de aplicativo. Para acessar uma senha de sistema (como a senha "admin"), insira o disco de instalação original e escolha "Password Reset" (Redefinri senha) no menu "Utilities" (Utilitários). As senhas do usuário podem ser alteradas através da chave disponível em "Accounts" (Contas) do "System Preferences" (Sistema de preferências).

Internet Explorer

O navegador Internet Explorer da Microsoft armazena senhas no "Windows Registry" (Registro do Windows). Apesar de criptografados, aplicativos gratuitos, como o IE Password Finder, podem recuperar dados. O IE oferece uma opção de salvar senha que armazena senhas, e especialistas em segurança recomendam desativar o recurso quando um computador é aberto ao público. Desmarque a opção "Usernames and Passwords in Forms" (Nomes de Usuários e senhas em Formulários), na guia "Personal Information" (Informação Pessoal) na seção IE "Content Internet Options" (Opções de Conteúdo de Internet) localizada no menu "Tools" (Ferramentas).

Safari

O Safari da Apple armazena as senhas no aplicativo keychain do Mac OS X. Ele está localizada na mesma área dos Mac OS X, ou em "^~/Library/Keychains/" ou "Library/Keychains/". Para acessar as senhas do Safari, escolha a opção "Preferences" (Preferências) no menu, depois a opção "Autofill" (Autocompletar). Clique no botão "Edit" (Editar) próximo ao "User Names and passwords" (Nomes e Senhas de Usuário). Use essa área para também excluir entradas. Para evitar armazenar senhas, desmarque a opção "User Names and Passwords."

Firefox

O navegador Firefox armazena senhas (junto com favoritos e outras configurações) em uma pasta "Profiles" (Perfis). No Windows Vista, a pasta está armazenada em "C:\Users\<username>\AppData\Roaming". Para o Windows XP, o pasta do Firefox "Profiles" está localizada em "C:\Documents and Settings\<username>\Application Data\". Os usuários do Mac OS X podem encontrar o arquivo Firefox em "~/Library/Application Support/Firefox/Profiles". O perfil principal é armazenado em um nome de arquivo com oito caracteres aleatórios seguido de ".default". Dentro do Firefox, as senhas podem ser visualizadas em "Tools/Options/Security".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível