Comunicação ao cliente sobre a demissão de um empregado

Escrito por lisa bigelow | Traduzido por patrick jacob
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Comunicação ao cliente sobre a demissão de um empregado
Escrever a carta pode precisar de várias tentativas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Processos de demissão mal gerenciados e executados muitas vezes causam processos legais e outros problemas bastante difíceis. Como resultado, gerentes e proprietários de negócios acham o processo de demissão altamente estressante. Todavia se o assunto for encarado profissionalmente, isso ajudará a manter a continuidade do negócio e pode até mesmo resultar em uma melhoria dos serviços prestados a seu cliente. A maior parte das regras são baseadas no bom senso, mas assegure-se de conferir o manual da sua emprega, só por garantia.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • A pasta do empregado, incluindo a carta de demissão
  • Data do desligamento da empresa
  • Identificação dos clientes que o empregado atendia

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Instruções

    Rotina interna para demissões

  1. 1

    Revise o prontuário do empregado e o motivo da demissão, anotando a data e a reação do empregado à notícia. Verifique que todas as partes envolvidas completaram o processo de demissão de acordo com a política da empresa, e leia a política quanto à notificação aos clientes, se for o caso.

  2. 2

    Escreva sua carta ou e-mail. Atenha-se aos fatos e seja breve. Não inclua o motivo da demissão, e proteja da melhor forma possível a privacidade do empregado despedido. Você talvez decida informar o cliente pessoalmente. Se for o caso, escolha um escritório ou um local discreto. Não divulgue mais detalhes do que o estritamente necessário.

  3. 3

    Apresente suas desculpas por qualquer dificuldade que a demissão tenha causado ou que venha a causar.

  4. 4

    Conclua a carta ou a conversa assegurando ao cliente que a empresa vai manter o atendimento às suas necessidades comerciais sem nenhuma interrupção. Não esqueça de incluir o novo contato, se for o caso, um cartão de visitas é aconselhável.

Dicas & Advertências

  • Consulte um advogado se o empregado esteve envolvido em alguma atividade ilegal a qual poderia vir a comprometer o cliente. Por exemplo, uma atividade fraudulenta. Seja profissional e breve. Pense como você mesmo gostaria de ser tratado numa situação similar.
  • Não fale demais sobre o porque da demissão do empregado, visto que isto poderia resultar num processo judicial.

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